10 coisas incríveis que todos deveriam fazer nas ilhas gregas

Composto por ilhas como Creta e Rodes, as ilhas gregas são um destino turístico popular com muitas atrações para passar o tempo.

Destinos de lua de mel de renome mundial, festa lendária e algumas das ruínas mais importantes do mundo antigo – as ilhas gregas oferecem algo para todos os tipos de viajantes. As ilhas mais famosas de Santorini, Creta e Mykonos possuem um fluxo interminável de coisas para ver e fazer, assim como as ilhas menores e menos conhecidas espalhadas pelo Mar Egeu.

Com seu próprio caráter e vibração que é muito diferente da Grécia continental, as ilhas são definitivamente um lugar que você deseja incluir em sua lista de desejos.

Continue lendo para descobrir quais são as 10 coisas incríveis que você pode fazer nas ilhas gregas.

10/10 Descubra o Miraculous Panagia Ekatontapiliani

Algumas das maravilhas mais emocionantes para descobrir estão nas ilhas gregas menos conhecidas. A ilha de Paros, por exemplo, possui a espetacular Panagia Ekatontapiliani, também conhecida como a Igreja das Cem Portas. A Igreja Bizantina é um dos locais mais sagrados da Grécia e uma das estruturas bizantinas remanescentes mais antigas.

Até agora, 99 portas foram encontradas na igreja, e a lenda diz que a 100ª e última porta será descoberta quando a cidade de Constantinopla, hoje conhecida como Istambul, estiver novamente nas mãos dos gregos.

9/10 Confira a cidade mais antiga da Europa

Knossos é um dos melhores marcos para visitar, não apenas na ilha de Creta, mas em toda a Grécia. A cidade, que abrigou 100.000 pessoas durante a Idade do Bronze, é considerada por alguns arqueólogos como o cidade mais antiga da Europa. Também ocupa um lugar especial na mitologia grega, onde um labirinto foi construído para conter o Minotauro, filho do rei Minos.

O Palácio de Knossos é sem dúvida a atração mais famosa da ilha. Aqui você encontrará a famosa Sala do Trono e o pátio onde a família real costumava receber os convidados.

8/10 Aproveite as fontes termais de Santorini

Localizada no centro da caldeira de Santorini, a ilha de Nea Kameni é às vezes chamada de vulcão de Santorini. Ao redor desta ilha vulcânica existem águas mornas com muitos benefícios terapêuticos. Ferro e manganês são encontrados nas fontes termais, que protegem contra uma variedade de doenças.

Para chegar a essas fontes termais, você pode viajar de água do porto de Fira. Você também pode caminhar até o famoso vulcão da ilha, mas saiba que ele ainda está ativo! A última erupção ocorreu em 1953.

7/10 Visite a lendária ilha de Delos

No que diz respeito à mitologia grega, Delos é uma das ilhas mais sagradas do Mar Egeu, embora seja uma das menores. Os deuses gêmeos Apolo do sol e Ártemis da lua nasceram na ilha, e o recinto arqueológico é oficialmente um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Para visitar Delos, você precisa viajar de barco, com passeios regulares partindo da vizinha ilha de Mykonos. As visitas são limitadas a apenas quatro horas, então você não vai querer perder tempo quando estiver lá!

6/10 Explore a cidade velha de Rethymno

Além de Knossos, Creta também é famosa pela cidade velha de Rethymno, que é a terceira maior cidade da ilha. Em pé desde o século 14, a cidade já esteve sob o controle da República de Veneza, e lembranças de sua história podem ser encontradas em todos os lugares que você olhar. As igrejas católicas e os casarões renascentistas estão entre os mais bem preservados do mundo.

Um dos edifícios mais famosos é a Mesquita Neratze, que agora realiza concertos musicais regulares. Em seus primeiros dias, serviu como uma igreja veneziana.

Festa 5/10 no Tropicana Mykonos

A ilha de Mykonos tem a reputação de ser o destino festivo das ilhas gregas. Embora vários estabelecimentos na ilha sejam um sonho tornado realidade para quem gosta de festejar até de madrugada, o clube mais icônico para conferir é o Tropicana.

Situado em Paradise Beach, o Tropicana abre suas portas antes do pôr do sol, às 16h30, e toca música até o final da manhã seguinte. Imagine um fluxo interminável de coquetéis, pratos mediterrâneos, vista para a praia e clima de festa. Tendo sido eleito o melhor bar de praia do Travel Channel, o Tropicana é um lugar que você não pode perder.

4/10 Alugue um quadriciclo

Uma das melhores maneiras de explorar o terreno acidentado das ilhas gregas é alugar um quadriciclo ou scooter. Algumas das ilhas maiores podem exigir que você alugue um carro ou viaje de ônibus, mas nas ilhas menores, um quadriciclo é a maneira perfeita de se locomover. É mais fácil viajar desta forma do que de carro ou transporte público e é definitivamente muito mais divertido.

Opte sempre por um ATV em vez dos tradicionais passeios de burro. Não há crueldade envolvida e você pode viajar para onde quiser no seu próprio ritmo.

3/10 Explore o Monte de Zeus

O pico mais alto do grupo de ilhas está localizado em Naxos. Chamado Zas, o Monte Zeus fica a quase 3.300 pés e possui uma caverna famosa, chamada Caverna de Zeus, em suas encostas. Na mitologia grega, esta é uma das cavernas mais importantes que existem, pois dizem que foi onde Zeus se escondeu de seu pai Cronos.

A caminhada até o topo do monte pode exigir um pouco de esforço, mas as vistas no final valem a pena. Não tome nossa palavra para isso!

2/10 Testemunhe a beleza da praia de Elafonisi

As ilhas gregas são famosas por seu pôr do sol icônico e vistas deslumbrantes do oceano. Eles também abrigam uma das melhores praias do mundo. A praia de Elafonisi, localizada entre Elafonisi e o continente, atrai multidões de visitantes todos os anos graças à sua areia rosa sobrenatural. Contribui para a beleza a água límpida, que parece de cartão postal.

A praia possui uma piscina natural de água que não ultrapassa os joelhos. Muitos visitantes gostam de relaxar simplesmente flutuando na água e aproveitando o sol grego.

1/10 Assistir ao pôr do sol em Santorini

Assistir ao pôr do sol dificilmente parece uma coisa emocionante de se fazer. Na ilha de Santorini, vale a pena parar o que está a fazer e ficar numa posição privilegiada só para a ver. Muitas vezes chamado de o pôr do sol mais bonito do mundo, o sol se pondo na caldeira ao entardecer significa que a romântica vila de Oia fica lotada de gente quase todas as noites.

Se você não quiser batalhar por um bom lugar, pode reservar um cruzeiro ao pôr do sol que o levará ao redor da ilha e da caldeira.