20 das peças mais doentias de arte de rua (de 20 cidades diferentes)

Essas peças de arte capturaram a imaginação das pessoas e estão inspirando vários jovens artistas e movimentos.

20 das pecas mais doentias de arte de rua de

A arte de rua é um meio poderoso através do qual se pode se comunicar com um grande público e provocar uma mudança de mentalidades. Mentes criativas encontram sua própria melhor maneira de embalar uma mensagem entre as cerdas de seus pincéis.

Os pintores expressam uma mensagem inata através da arte de rua. Essas mensagens muitas vezes enigmáticas podem ser qualquer coisa, desde tópicos sociais até a vida dos artistas e da beleza.

Pode-se dizer que a arte de rua pode ser, de certa forma, rastreada até eras pré-históricas, quando as pessoas costumavam desenhar nas paredes das cavernas. Embora possa não haver uma resposta definitiva sobre por que nossos ancestrais desenharam em suas paredes, existem várias hipóteses. Talvez eles quisessem desenhar suas realizações (como caçar um mamute) ou transmitir mensagens, mas não podemos saber com certeza.

Os artistas de rua hoje se inspiram em sua cultura, status quo, questões sociais e modernidade e pintam isso nas paredes. O corpo expansivo da arte urbana no mundo pode ajudá-lo a entender a cultura e o estilo de uma região.

Nesta era do Instagram e do Pinterest, tornou-se mais fácil rastrear os artistas por trás dessas criações. No entanto, vários artistas de rua gostam de permanecer anônimos para sua própria segurança, pois o que eles fazem é considerado vandalismo ou chama a atenção indesejada em alguns países.

Neste artigo, mostramos-lhe as 20 peças de arte de rua mais incríveis de todo o mundo que capturaram a imaginação das pessoas e estão a inspirar vários jovens artistas e movimentos. Tente visitar esses lugares para se inspirar ou apenas para desfrutar!

20/20 Frida Kahlo, Paris – Marko 93

Marko 93, um famoso artista de rua por seus afrescos gigantes, prestou uma homenagem a Frida Kahlo, uma artista do México, pela segunda vez. Por causa de sua exploração da luz em seu trabalho, Marko 93 é apelidado de “O Isqueiro Francês”.

Frida Kahlo foi um modelo para muitos. Ela sempre defendeu a igualdade de homens e mulheres e, muito mais tarde, as feministas reavaliaram seu trabalho e formaram um culto a Kahlo completo com camisetas, cartazes, livros e quadrinhos. Após a revolução de 1910, Frida Kahlo tornou-se o símbolo das nações.

Marko 93 em sua pintura de arte de rua cuidou de cada detalhe de Frida Kahlo, incluindo seu amor pelos animais e seus olhos penetrantes refletindo o destemor. Você pode encontrar esta obra de arte nas ruas da Rue de L’Ourcq, em Paris.

19/20 Dois de um tipo, Lisboa – Uma imagem vale mais que mil palavras

Artistas holandeses extraordinários, Telmo e Miel, também conhecidos como The Vikings, pintaram murais impressionantes em todo o mundo. Uma dessas obras de arte nomeadas “Two of One Kind” em Lisboa, Portugal, é um testemunho do esplendor da pintura de arte de rua dos irmãos. Fizeram este mural em colaboração com um artista de Portugal, Pariz One, para o festival MURO.

Toda arte de rua retrata uma história do lugar ou bairro. E este Two Of One Kind é dito ser focado na comunidade. Diz-se que as meninas nos murais vestindo camisas grandes estão destacando algum problema que o lugar residencial pode estar enfrentando.

18/20 Wall Poetry, Reykjavik – Um lembrete gentil

Herakut, uma dupla artística da Alemanha, colaborou com o Kronos Quartet, um quarteto de cordas da América, para dar corpo à sua imaginação nas paredes de Reykjavik, na Islândia. Herakut mostrou seu personagem característico cercado por pássaros tocando violoncelo. Há também um texto que diz: “Não é nosso trabalho estar colecionando grandes momentos”. De fato, é!

Wall Poetry é um resultado de artistas e músicos que se reuniram para o Airwaves Festival em Reykjavik. A peça de arte parece um lembrete para as pessoas tirarem um tempo para si mesmas e criarem memórias maravilhosas. A música que flui do violoncelo e os pássaros voadores tentam fundir natureza e arte, mas essa é apenas a nossa interpretação. Você pode desenhar o seu próprio visitando Wall Poetry no centro de Reykjavik.

17/20 Gummy Bears, Malta – Intriga

Ama aqueles ursos de goma macios, pequenos e doces? Em Malta, esses doces não são pequenos. Na verdade, eles nem sequer são comestíveis. O Festival de Arte de Rua de Malta recentemente apresentou o trabalho de Leon Keer com arte ilusória de urso de goma em tamanho real. Keer usou o estilo de arte de “distorção anamórfica” para pintar essas projeções gelatinosas.

Mas há uma história na pintura que você precisa descobrir por si mesmo. Está lá na foto. Leon Keer sugere que os ursos protoplasmáticos agitados estão lá por uma razão. E, se você der uma olhada mais de perto, parece verdade! Ficamos literalmente surpresos e intrigados.d. Mas não importa nossos sentimentos, com certeza é uma obra-prima.

16/20 Nosso Norte É o Sul, Austrália – Preto e Branco

A pintora e muralista Inti Castro, também conhecida como Inti, do Chile, criou um mural chamado “Nosso Norte É o Sul” no Wonderwalls Street Art Festival em Port Adelaide, Austrália. Inti criou este mural, incluindo seu personagem de assinatura, o Kusillo, vestido como um palhaço. O gênero do retrato é uma dicotomia entre escuro e claro.

O mural de Inti é um reflexo da vida e da cultura da América Latina. Segundo os artistas, também expõe questões sociais e culturais presentes da região, especialmente fé, luz e tempo. O vidro quebrado, a bala que passa, o crânio, o globo, os livros e outros elementos atribuem às preocupações mais profundas tanto o claro quanto o escuro da região.

15/20 Borboletas Vienenses, Áustria – Um tributo aos super-heróis sem capas

Mantra, um artista da França, pinta espécimes gigantescos de borboletas de murais 3D trompe-l’œil inteligentes. Diz-se que os murais do artista autodidata são uma homenagem aos seus heróis de infância, que são pássaros, borboletas e aranhas. Fazendo das ruas de Wien, na Áustria, sua tela, Mantra criou as belas borboletas com cores vibrantes.

Ao dar um toque de beleza e natureza aos edifícios comerciais e residenciais, a Mantra vem transformando edifícios em diferentes países, como Espanha, Áustria, França e Bogotá. Também em Viena, a Mantra se uniu ao artista Stinkfish e criou uma obra-prima que reflete uma fusão de estilo hiper-realista e padrões abstratos vibrantes.

14/20 Star Wars, Horsens, Dinamarca – Yoda On A Wall

Christian Guémy, ou C215, como ele se chama, deu vida a uma série de obras baseadas em estêncil sobre Star Wars nas paredes de uma rua na cidade de Horsens, na Dinamarca. O Yoda azul cintilante do C215 brilha nas paredes e transmite sabedoria Jedi aos espectadores.

O artista parisiense, C215, também pintou vários outros grafites nas paredes de Horsen, e nas paredes das ruas de Nova Délhi, Londres, Istambul, Fez, Roma e Paris e em países como Brasil, Polônia, Israel e Marrocos.

Guémy dá vida ao seu estêncil de Yoda em Horsens e a tudo o que ele cria. Aqui está um desafio divertido para os não-francófonos – tente pronunciar seu nome; ele, aparentemente, ama este jogo!

13/20 Tartaruga Marinha, Buenos Aires, Argentina – Pinturas que ganham vida

As questões econômicas da Argentina de 2001 levaram a uma interessante colaboração de vários artistas (como designers gráficos), que se uniram para estabelecer uma exposição para fazer o que fazem de melhor – expressar.

Graffitimundo, a exposição, faz uma visita guiada a edifícios pintados com slogans e caricaturas estêncilizadas – algumas políticas, outras puramente estéticas.

Martin Ron, que é frequentemente citado entre os dez melhores muralistas do mundo, também pintou murais incríveis em Buenos Aires. Ron usa hiper-realismo e uma pitada de fantasia para criar composições 3D de tirar o fôlego em paredes e edifícios. Sua tartaruga marinha 3D em Buenos Aires realmente ganha vida!

12/20 Bird & Skull, São Francisco – Belo Caos

Zio Ziegler, de São Francisco, através de suas obras intrincadas e enigmáticas, nos leva a um mundo totalmente novo. Mesmo para a mais simples das figuras, Ziegler lança filtro caleidoscópico e traz magia para seus murais. Os padrões brilhantes e camadas de símbolos são detalhados para dar elegância ao caos, o que também é o leitmotiv de suas pinturas.

Este mural de Pássaro e Caveira de Ziegler é uma linda pintura que ele desenhou no Sycamore Alley de São Francisco, junto com o artista Ian Ross. O mural é um deleite visual para os amantes da arte. É considerado um equilíbrio fino entre razão e intuição.

11/20 Búfalo Selvagem, Bélgica – Através das Almas dos Animais

Roa, um grafiteiro e artista de rua da Bélgica, cria murais maciços nas ruas de várias cidades em todo o mundo. Através de seu retrato distinto de animais do tamanho de mamutes, ele chama a atenção para os animais que habitam entre os seres humanos em áreas urbanas. O aclamado artista “nômade” cria peças de arte independentes adequadas ao local e à região.

Roa balançou a mão em Doel, uma cidade costeira na Bélgica que foi quase abandonada. Localizada no município de Beveren, perto de Antuérpia, a cidade que desaparece é agora uma tela para grafiteiros e poetas que querem ajudá-la a brilhar uma luz bonita e duradoura antes que desapareça para sempre. Usando apenas preto e branco na paleta de cores, Roa incluiu características anatômicas com detalhes vívidos e capturou as emoções do animal.

10/20 O Garden Car, Toronto – Fundo Perfeito Fou uma foto do Instagram

Se você está em Toronto, mas ainda não visitou o Kensington Market, então você está perdendo as pequenas coisas da vida que o tornam tão agradável! Além da culinária multicultural, lojas de quadrinhos, shopping center vintage e outras delícias, o Kensington Market também oferece uma abundância de arte de rua para os turistas.

Aqui, você pode encontrar o Garden Car da Rock and Adrian Hayles Productions, um Ford Taurus 2001. Este é um entre vários outros Garden Cars no Mercado. As pessoas que visitam o Kensington Market, em Toronto, ficam coladas a esta vibrante obra de arte. Não se esqueça de adicioná-lo à sua coleção do Instagram!

9/20 Mayahuel Cactus People, Arizona – Beleza no tijolo

A Quarta Avenida ou 4th Ave em Tucson, Arizona, é um distrito moderno e único que tem sua própria subcultura. Quando você visitar este lugar, você pode visitar a livraria movida a energia solar, um restaurante guatemalteco, pubs, galerias e cafés e, para não mencionar, um tributo artístico de parede de tijolos ao “Menino Lendo para o Elefante” de Gregory Colbert.

Outro grafiteiro, Rocky Martinez, também conhecido como Cyfi, com a ajuda de Cristina Perez, pintou um mural (veja a foto) que tem todos no centro de Tucson conversando. Há centenas de outras obras de grafite pintadas nas paredes do distrito por ele e outros artistas. O centro da cidade abriga um festival chamado Street Fair a cada inverno e primavera, que exibe boa comida, cultura e arte.

8/20 The Crevasse, Irlanda – Sid está de volta a ela?

Edgar Müller, o melhor pintor de ruas ilusionista 3D do mundo, traz arte de pavimento de ponta para as ruas. Ele concebe essas ilusões de ótica gigantes que deixam os espectadores ágapes em admiração. Müller quebrou seu próprio Guinness Book of World Records uma e outra vez. Sua arte 3D com personagens da Era do Gelo (veja a foto) lhe rendeu as honras de prestígio.

Edgar Müller criou The Crevasse, uma fissura gigante em Dun Laoghaire, na Irlanda, que se estende por mais de 250 metros quadrados. Quando vimos a arte, tivemos certeza de que Sid da Era do Gelo está de volta com sua bolota em outra charada que destrói continentes. Sim, as criações do Edgar são incríveis!

7/20 Nomerz Monster House, Rússia – Os edifícios estão vivos!

Nikita Nomerz nos mostra o significado de “vivo” através de sua arte de derramar vida em edifícios abandonados. O grafiteiro da Rússia, em sua série, coletivamente conhecida como “The Living Wall”, pinta edifícios e fábricas antigas e abandonadas. Nomerz pinta rostos estranhos nas paredes sem vida. Preenchendo o vazio urbano, Nomerz está transformando edifícios na Rússia.

Ao criar edifícios semelhantes a monstros, o grafiteiro está criando um caminho para obras de arte específicas do local. Cada pintura de Nomerz incorpora um caráter específico na maioria das áreas degradadas e abandonadas das cidades. A arte de Nomerz goza de muita atenção por sua singularidade, estranheza e frescor.

6/20 Wake Up, Itália – Caricatura com uma mensagem forte

O artista de rua Mister Blob usa grafite para pintar as paredes de edifícios em Milão. Ele pintou o mural “Wake Up” no Encontro de Estilos em Milão. O artista pretende dar um alerta através de sua arte. Mister Blob desenha este mural (acima) em azulejos cerâmicos. Suas caricaturas cheias de diversão trazem à tona as questões “sérias” da cultura urbana, mas com um toque leve.

Usando cores dinâmicas e grande atenção aos detalhes, Mister Blob adiciona realismo ao personagem (algum homem-pássaro estranho), e através deles entrega fatos, histórias e mensagens. O homem/pássaro com asas e mãos quebrando a porta da casa do relógio aparentemente nos diz a necessidade de quebrar nossas algemas e abraçar certas coisas, como arte e fala.

5/20 Arte de rua interativa, Malásia – A história não contada

Lebuh Armênio leva seu nome devido a ter sido povoado por proeminentes comerciantes armênios há muito tempo. A rua lotada está implodindo com galerias de arte, cafés e lojas de roupas. Lebuh armênio também é famoso por sua arte de parede.

Ao contrário de muitos lugares do mundo, os artistas aqui pintam muito mais do que apenas grafite. Eles esboçam retratos hiper-realistas e desenhos surreais. Não se surpreenda se você confundir as crianças andando de bicicleta na frente da parede com crianças reais.

O artista de rua lituano Ernest Zacharevic criou esta obra de arte hiper-realista com duas crianças em uma parede e estrategicamente colocou uma bicicleta real para dar uma sensação de 3D. Esta peça de arte tornou-se viral nas redes sociais.

4/20 Coruja colorida e ousada, México – Cores marcantes

O México tem esplêndidos murais retratando caricaturas e retratos da cultura nativa, lutas pela liberdade, abstratos, ideias modernistas e muitos outros conceitos. As obras de grafite de seus artistas são uma espécie de renascimento e atraem os jovens e os pensadores livres.

Você pode encontrar retratos feitos por Farid Rueda nas ruas do México. O artista de rua é famoso por sua arte de grafite que reflete as referências culturais do México sem se transformar em um clichê. Como uma de suas peças com temática animal, Rueda pintou esta coruja de cores ousadas e inebriantes nas ruas da Cidade do México. Curiosamente, a arte de rua de Rueda tem tudo a ver com seu uso magistral das cores.

3/20 The John Lennon Wall, Praga – Fora do Compasso e Icônico

Outrora uma causa de conflitos entre estudantes e partidos políticos, The John Lennon Wall tem sido coberto por arte de grafite inspirada em John Lennon e Beatles desde os anos 80. De propriedade dos Cavaleiros de Malta, o muro é um marco incomum, mas icônico, em Praga.

Durante o período do conflito, a juventude local costumava pintar com spray o retrato de Lennon e as letras das músicas dos Beatles (relacionadas à paz, liberdade e outros valores), e desde então se tornou uma espécie de símbolo na República Tcheca. Os visitantes podem adicionar seus próprios slogans e grafites a esta parede sem danificá-la.

Mas cuidado, você pode se perder tentando encontrá-lo nas ruas sinuosas!

2/20 Retrato Feminino, Inglaterra – Big Bang Of Colors

A capital da Inglaterra, Londres, não é apenas uma das cidades mais históricas do mundo, mas também o coração do grafite e da cultura mural no país e, provavelmente, no mundo. Vários grafiteiros famosos, como Banksy (um artista anônimo que domina o negócio de grafite), Stik (o cara que faz figuras de Stick) e Toast deixaram suas marcas e continuam a dominar a cena artística.

Há também David Walker, um artista de rua de Londres que cria um grande estrondo de cores em seus retratos usando apenas tinta spray. Seu estilo único de arte de rua não só hipnotiza o público, mas também seus pares. Este mural em particular de uma mulher pode ser visto na Great Eastern Street, Shoreditch.

1/20 Piscina em Charleston, Virgínia Ocidental – A câmera revelará tudo

Julian Beever cria desenhos a giz trompe-l’œil em pavimentos. O artista da Inglaterra é um mestre da arte do giz e tomou a Internet pela tempestade com suas habilidades. Ele é muitas vezes referido como o “Picasso do Pavimento” e desfruta de um enorme número de seguidores on-line e off-line.

Esta arte surreal particular em Charleston, Virgínia Ocidental, retrata uma mulher em uma piscina. Ele cria ilusões anamórficas com distorções especiais que parecem 3D quando vistas de um ângulo particular. Clicar em fotos desta peça de arte é uma experiência divertida em meio aos olhares confusos de pedestres que parecem pensar que é real. Somente a lente da sua câmera pode revelar a verdade.

Referências: boredpanda, Brightside, de longe