Como ensinar seu pet a dormir fora da cama?

Ter um animal de estimação em casa é, em certa medida, parecido com ter um filho: você precisa alimentá-lo nas horas certas, fazer a higiene dele periodicamente, dar carinho e atenção, além de colocá-lo para dormir no horário adequado.

Com relação a esse último ponto, há quem tenha muita dificuldade, mais especificamente, em determinar o local onde o cão deve dormir, e ele acaba ficando na cama de seus tutores. Esse problema pode ser contornado com alguns cuidados, como adquirir uma caminha ou casinha de cachorro grande.

A questão é que, quanto antes o pet for ensinado a dormir na sua própria cama, mais fácil será “tirá-lo” da sua. Dessa forma, podemos dizer que é possível educar o seu cachorro para esse novo hábito, mesmo quando ele já não for filhote, mas isso dependerá de um pouco de paciência e persistência da sua parte.

Faz mal deixar o cachorro dormir na cama?

O contato com o nosso pet é algo extremamente prazeroso, o que faz com que muita gente acabe trazendo-o para perto de si, seja no sofá da sala, seja na cama. Não existe nenhuma regra que proíba ou mesmo um motivo que faça com que essa prática seja ruim.

A questão é que, apesar de ser um companheiro e tanto, o cachorro é um animal que pode soltar pelos (o que pode agravar problemas respiratórios em pessoas alérgicas) e se movimentar durante a noite. Esses aspectos podem tornar a hora de dormir um tanto quanto incômoda.

Ao mesmo tempo, deixar que o cão fique constantemente ao seu lado faz com que ele se torne extremamente dependente, o que pode gerar ansiedade de separação quando você precisar se ausentar de casa. Portanto, para o bem de todos, é melhor que o pet tenha o seu próprio local de dormir.

Ensinando o cachorro a dormir no lugar certo

Para que o seu pet crie o hábito de dormir no lugar adequado, seja numa caminha dentro de casa, seja numa casinha no quintal ou na varanda, é preciso que ele seja ensinado e veja que isso é, de fato, bom para ele. A dica é iniciar esse processo quando ele ainda é filhote, depois dos três meses de idade.

Se o seu cachorro já for adulto, o treinamento pode demorar um pouco mais, mas deve ser levado a sério.

Crie um ambiente confortável

Depois de escolher o local, é importante criar um ambiente que seja confortável e devidamente limpo. Você pode colocar uma coberta para o cachorro, bem como alguns brinquedos para que ele se sinta mais protegido. Em uma cama ou casinha, lembre-se de fazer a higiene correta do material periodicamente.

Recompense-o

Os adestradores explicam que a recompensa é uma ótima forma de ensinar o seu bichinho de estimação a aprender alguma coisa. Por isso, estimule o seu cachorro a ir para a caminha ou casinha e, sempre que ele estiver lá, dê-lhe um petisco, faça carinhos e elogie-o. Com o tempo, ele entenderá que dormir ali é algo bom.

Não brigue com o cão

É comum que, nos primeiros dias após a mudança de dormitório, o animal busque voltar para a cama dos tutores. Nesses casos, não saia gritando e brigando com o pet, mas também não seja permissivo. Leve-o de volta para o seu lugar de dormir, dê um petisco, faça um carinho, mas não permita que ele volte para a sua cama.

Tenha paciência

Outro ponto que deve ser lembrado é que é normal que com esse tipo de mudança o cachorro comece a latir ou “chorar” na sua porta. Isso acontece porque ele deseja voltar ao velho hábito de dormir na sua cama. Porém, é necessário ser firme e ter paciência até que o seu pet comece a dormir por conta própria no espaço reservado para ele.