Dicas para melhorar a memorização de conteúdos

Aprender é uma das atividades mais executadas na vida. Ainda na primeira infância, surge a escola como um ambiente de aprendizagem e exploração do mundo ao redor. A partir disso, não é possível limitar quando o aprendizado acaba: ele se mantém no ensino médio, na faculdade, na pós-graduação e no dia a dia do trabalho, além das habilidades adquiridas em ambientes não formais.

Para fixar tantos conteúdos, é interessante contar com recursos educacionais online, que podem ser acessados de forma segura por meio de um serviço de VPN, garantindo acesso à informação de qualidade e boas técnicas de memorização. Dessa forma, o cérebro é estimulado a trabalhar com aquele conhecimento, tornando os conceitos mais concretos e palpáveis para quem estuda. Confira, a seguir, algumas dicas para fixar conteúdos de forma eficaz.

Cultive o hábito da leitura no dia a dia

Para ter uma boa fixação de conteúdos, é preciso ter uma leitura focada e efetiva. Afinal, não adianta ler apenas “de vez em quando” e não entender bem ou não lembrar o que foi lido. Uma forma de evitar esses problemas, é tornar a leitura um hábito do dia a dia.

A dica é determinar um horário de leitura para o dia, que pode ser fixo ou contado no sistema de “minutos necessários por dia”. O conteúdo não precisa ser apenas teórico e pode ser intercalado com livros de ficção, romance ou fantasia. O importante é encontrar o equilíbrio e não deixar de ler.

Fale em voz alta durante o estudo

Enquanto algumas pessoas aprendem apenas lendo, outras possuem dificuldade em fixar o conteúdo quando ele não é ouvido. Por isso, muitas pessoas se identificam com o modelo de aprendizagem que inclui aulas e tutoriais, mas essa não é a única alternativa.

Uma opção é criar o hábito de ler em voz alta, seja o conteúdo na íntegra ou os resumos feitos com base no conteúdo inicial. Ao ouvir a informação, o cérebro passa a ter mais uma alternativa de memorização e fixação dos conceitos desejados. Quando você se escuta, também aprende!

 

Organize-se com a revisão espaçada

Parece que o conteúdo tinha sido memorizado, mas semanas depois você já esqueceu tudo? Isso é bem comum entre estudantes, principalmente entre aqueles que abordam vários conteúdos e matérias simultâneas em um curto espaço de tempo.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é organizar a rotina de estudos e testar a metodologia da revisão espaçada. Nela, os conteúdos são distribuídos ao longo de um período de tempo determinado, permitindo que você tenha mais contato com o tema de forma prolongada, ajudando na fixação.

Faça associações com outros conteúdos e com o cotidiano

Está estudando um conteúdo parecido em matérias diferentes ou lembrou de algo que mostra como um conceito funciona na prática? Então você pode recorrer às associações, que ajudam não só na memorização, mas também em um formato de aprendizado mais dinâmico e aplicável.

Para organizar essas ideias, a dica é montar um mapa mental. No mapa, é possível escrever o conceito principal e fazer desdobramentos de como o conteúdo é aplicável no dia a dia ou se associa a outras áreas de aprendizado de forma visual e de fácil memorização.

Ensine o que você já aprendeu

Ensinar é uma das melhores formas de aprender, não só porque você fixa melhor os conteúdos, mas também porque ajuda a compartilhar aquilo que já sabe com quem deseja saber. Para isso, não precisa ser um expert, apenas ter um conhecimento sólido no tema escolhido. A dica para compartilhar conhecimento é montar grupos de estudo ou encontrar pessoas do seu cotidiano que estão dispostas a ouvir e aprender. Assim, você pode se preparar para ensinar, retomar leituras, falar em voz alta os conceitos e até mesmo montar um calendário de estudos para quem ainda está aprendendo aquilo que você já domina.