Esta árvore de Utah é o maior organismo conhecido no mundo

O maior organismo vivo conhecido no mundo é Pando, em Utah. À primeira vista, os visitantes podem confundi-la com uma floresta de muitas árvores.

Árvore de Pando em Utah

Acredita-se que o maior e mais denso organismo do mundo seja Pando (também conhecido como o Gigante Trêmulo). Para os visitantes, Pando parece ser apenas mais um pedaço de floresta de álamos, mas na verdade é uma colônia clonal de um álamo tremedor macho – um único organismo vivo. Supõe-se que tenha um enorme sistema de raízes subterrâneas e esteja entre os organismos mais antigos do mundo.

Acredita-se também que seu sistema radicular tenha milhares de anos – o que também o tornaria um dos organismos vivos mais antigos do planeta. As árvores mais altas do mundo estão na Califórnia, e todos deveriam ver essas sequóias impressionantes antes que desapareçam devido aos incêndios florestais. Acredita-se que as árvores (não clonais) mais antigas do mundo sejam os bosques de antigos pinheiros bristlecone no Parque Nacional da Grande Bacia.

O Tamanho Do Pando

Pando é latim para “eu espalhei” e também é conhecido como “o gigante trêmulo”. Ele ocupa uma área de 108 acres (ou 43,6 hectares) e pesa cerca de 6.000 toneladas no total (tornando-o o organismo mais pesado conhecido no mundo).

Acredita-se que seja o maior organismo em massa, mas não em distância. O “enorme fungo” do Oregon se estende por uma distância ainda maior. É feito de mais de 40.000 árvores individuais.

Todas as suas 40.000 árvores (47.000 segundo algumas estimativas) são álamos tremedores geneticamente idênticos e todas se originam de um único sistema radicular.

  • Árvores individuais: Tem mais de 40.000 árvores individuais
  • Localização: Floresta Nacional de Fishlake no centro-sul de Utah
  • Tamanho: 108 acres ou 43,6 hectares

A Era de Pando

O Pando se originou de uma única semente há milhares de anos e se espalhou enviando novos brotos de seu sistema radicular em expansão. De acordo com Serviço Florestal dos EUA:

“A idade exata do clone e seu sistema radicular é difícil de calcular, mas estima-se que tenha começado no final da última era glacial. Algumas das árvores têm mais de 130 anos. Foi reconhecida pela primeira vez por pesquisadores no 1970 e mais recentemente comprovado por geneticistas.”

De acordo com o Serviço Nacional de Parques, pode ter até 80.000 anos. Através da clonagem de si mesmos, os álamos podem viver muito tempo – embora seja muito mais comum que tenham “apenas” 5.000 a 10.000 anos (o que ainda é suficiente para torná-los mais velhos que as Sequóias e até Pinheiros Bristlecone.

  • Era: Desde o fim da última era glacial ou até os 80 anos
  • Coisa viva mais antiga: Podem ser os tapetes fúngicos em arbustos de Oregon e creosoto no sudoeste do deserto

Determinar a idade é difícil e a pesquisa atual sobre tapetes fúngicos em Oregon e arbustos de creosoto no deserto do sudoeste pode rivalizar com o álamo tremedor pelo título de “coisa viva mais antiga conhecida”.

Ameaças e declínio atual

Preocupantemente, Pando está mostrando sinais de declínio e os especialistas estão preocupados com o bem-estar do organismo. Acredita-se que os fatores determinantes sejam a falta de regeneração, bem como insetos e doenças.

Acredita-se que a falta de regeneração se deva ao pastoreio excessivo de veados. Enquanto os insetos como besouros da casca e doenças como podridão de raízes e cancros têm prejudicado as árvores, enfraquecendo-as e matando-as.

Ameaças:

  • Falta de Regeneração: Impulsionado pelo sobrepastoreio
  • Insetos e Doenças: Enfraquecendo e Matando as Árvores Overstory

Infelizmente, não há árvores jovens ou de meia-idade; em vez disso, Pando agora é composto quase inteiramente de árvores antigas.

Existe o risco de Pando se tornar um clone menor ou até morrer completamente. Para ver mais sobre os esforços de restauração e mais informações sobre Pando, assista ao Vídeo dedicado do Serviço Florestal.

Um dos problemas é que não há predadores de ponta longa na área devido à caça excessiva pelas pessoas. Hoje há poucos ou nenhum lobo, pumas e ursos pardos na área que, de outra forma, teriam mantido o cervo sob controle. Em um esforço para proteger Pando. Grande parte da área agora está cercada, mas parece que o cervo pode simplesmente pular.

Ainda há esperança de que Pando possa ser salvo e muitos esforços e estudos estão sendo realizados para preservá-lo.

Visitando Pando

Pando deve ser um dos poucos organismos no mundo a ter uma estrada completa passando por ele. Pode-se visitá-lo (e dirigir por ele) na State Highway 25.

  • Rodovia: Rodovia Estadual 25
  • Quando: A época mais popular é no outono para as cores do outono

Desde que foi descoberto na década de 1970, Pando ganhou fama mundial e muitos visitantes se aglomeram para ver Pando. A estação mais popular é durante o outono, quando as folhas ficam amarelas e laranja.

Da próxima vez que viajar para Utah, considere uma viagem paralela para ver o maior organismo dos Estados Unidos!