Estas fotos instantâneas de Galápagos provam que é um destino de lista de desejos

As Ilhas Galápagos abrigam um dos ecossistemas mais incríveis da Terra, e essas fotos mostram a beleza de tudo.

um cacto nas ilhas galápagos, um fotógrafo tirando foto de uma iguana

Fora do radar e perfeitamente remotas, as Ilhas Galápagos são um tesouro de natureza, vida selvagem, história natural e beleza. Como a presença humana permaneceu mínima, a terra e o mar estão em sua forma mais pura e intocada, e a vida floresceu de acordo. As Galápagos oferecem uma das vitrines mais extraordinárias do mundo natural e são uma prova do que a natureza pode fazer quando deixada para fazer o que faz de melhor. Acredita-se que as ilhas nunca tenham se conectado a nenhum continente e, na verdade, foram formadas por vulcões submarinos que continuam a construir, moldar e alterar suas estruturas e ambientes – até hoje.

Em 1835, Charles Darwin levou apenas cinco semanas – e apenas 19 dias em terra – para conhecer Galápagos e suas maravilhas e formar as ideias evolutivas e a base para A Origem das Espécies. Famosamente, ele chamou as ilhas de “um pequeno mundo dentro de si”, e é fácil entender por quê; inalterado, intocado e afastado do mundo exterior, este magnífico arquipélago é um ecossistema como nenhum outro, onde o rico mundo subaquático fervilha, mar leões descansam nas praias, tartarugas gigantes vivem para sempre, e o mesmo espetáculo de fauna e flora rara e endêmica que inspirou Darwin prospera em massa.

As fotos incríveis do Instagram a seguir podem apenas dar um mero vislumbre do mundo único de Galápagos e só podem fazer muita justiça a elas. Mas o que eles certamente mostram, no entanto, é que esse destino mágico é digno da lista de desejos dos viajantes mais exigentes – e com razão.

8/8 Leões marinhos amigáveis ​​em abundância

Um dos animais mais intrigantes para observar em Galápagos é o leão-marinho de Galápagos. Eles se reproduzem principalmente nas Ilhas Galápagos, embora algumas colônias de reprodução também residam na Isla de la Plata, que fica ao largo do Equador continental. Os machos, ou “Bulls”, pesam em média cerca de 550 libras, mas o maior dos meninos pode chegar a pesar 900 libras. Em contraste, as fêmeas pesam cerca de 200 libras, embora algumas possam crescer até 250 libras.

Extraordinariamente, muitos mergulhadores e praticantes de snorkel nas Galápagos relatam encontros com essas curiosas criaturas, que frequentemente se aproximam e aparentemente não têm medo dos humanos. Eles são frequentemente vistos descansando nas praias de areia branca sem se importar com o mundo também, posando para a câmera e permitindo que os visitantes se aproximem para uma foto.

Não há muitos lugares no planeta onde as pessoas possam desfrutar de uma experiência tão íntima com esse mamífero amigável, mas Galápagos é certamente um deles, o que é mais um motivo para adicionar essas ilhas à lista de desejos.

7/8 nadar com enormes cardumes de tubarões-martelo

O que poderia ser mais surreal do que ficar cara a cara com um simpático leão-marinho? Talvez nadar ao lado de um enorme cardume de tubarões-martelo recortados seja uma boa resposta para essa pergunta. Não deve ser temido, esta espécie é calma e nada perigosa, e muitas vezes é um destaque na lista de qualquer mergulhador para ver debaixo d’água.

As Galápagos são um dos locais mais confiáveis ​​da Terra para testemunhar esses majestosos tubarões, e eles são particularmente mais numerosos nas ilhas do norte de Darwin e Wolf e, às vezes, em Kicker Rock. As chances de avistar tubarão-martelo são boas durante todo o ano na Reserva Marinha de Galápagos, no entanto, seus números são maiores em janeiro, enquanto são menos abundantes em maio.

6/8 Fique cara a cara com uma das espécies de vida mais longa da Terra

A tartaruga gigante de Galápagos – que dá nome às ilhas (Galapágo é a antiga palavra espanhola para tartaruga) – é a espécie característica do arquipélago e é uma das criaturas com vida mais longa do mundo. Acredita-se que a expectativa de vida da tartaruga seja de mais de 100 anos na natureza, mas o espécime mais antigo conhecido – Harriet, que morava no zoológico da Austrália – tinha 188 anos quando morreu em 2006.

Quem sabe como eles vivem tanto – talvez seja sua dieta saudável de grama, frutas e cactos combinada com descanso de 16 horas por dia que os mantém jovens e vigorosos por um período de tempo tão longo. De qualquer forma, para encontrar essa criatura que desafia a morte, a Reserva Natural El Chato, nas terras altas de Santa Cruz, e o Vulcão Alcedo, em Isabela, são ótimos pontos de partida, onde abrigam as maiores populações de tartarugas gigantes. Eles estão presentes o ano todo, mas são vistos mais comumente por volta do meio-dia durante a estação fria e no início da manhã ou no final da tarde durante a estação quente.

5/8 Contemple as recompensas de belos pássaros

As Ilhas Galápagos também são um paraíso particular para os observadores de pássaros; eles são o lar de cerca de 200 espécies diversas de aves raras, incluindo Hood Mockingbirds, Swallow-tail Gulls, the Galapagos Penguin, the Galapagos Dove, Geospiza, Lava Heron, Waved Albatross, Fragatas, várias espécies de tentilhões e atobás, e assim muitos mais que é virtualmente impossível listar todos eles.

Muitas das fascinantes espécies de pássaros das ilhas estão ameaçadas de extinção, incrivelmente raras e endêmicas de Galápagos, tornando o arquipélago um dos principais destinos da Terra para observadores de pássaros hardcore que procuram pontos turísticos superespeciais. Curiosamente, as Galápagos também são o único lugar no planeta onde pinguins e flamingos podem ser vistos juntos – uma visão bastante bizarra de se ver no mundo natural.

4/8 Levante-se e feche com a poderosa iguana marinha

A iguana marinha com estilo de dinossauro é realmente algo para se contemplar; é o único lagarto do planeta que pode viver e se alimentar no mar e é uma espécie endêmica de Galápagos. Ele não consegue respirar debaixo d’água, mas é incrivelmente capaz de prender a respiração por até 60 minutos. A espécie também pode mergulhar a cerca de 65 pés (ou 20 metros) debaixo d’água, e alguns nadadores e mergulhadores até os encontram em profundidade enquanto exploram os ricos recifes das Ilhas Galápagos.

As pessoas podem ver iguanas marinhas selvagens em muitos lugares por todas as ilhas, mas Las Tintoreras em Puerto Villamil é um dos melhores locais para encontrá-las. A apenas 10 minutos de barco da Ilha de Isabella, é o lar de centenas, até milhares deles, criando assim memórias únicas na vida explorando esta criatura magnífica – para a qual trazer uma câmera é uma necessidade absoluta .

3/8 Desfrute de algumas das praias mais intocadas e repletas de vida selvagem do planeta

Encontros íntimos e pessoais com a vida selvagem das Ilhas Galápagos são uma experiência para toda a vida, e muitas espécies raras e fascinantes podem ser vistas em muitas das praias intocadas. Completamente fora do caminho, e o número de visitantes sendo estritamente controlado, as praias do arquipélago não são nada parecidas com as de destinos de praia populares, como o Caribe, Bali, Ibiza ou Tailândia – elas são de fato um mundo à parte e oferecem uma experiência de outro mundo , sensação de volta à natureza.

Geralmente há mais animais do que pessoas descansando nas praias, que são descontraídas, tranquilas, subdesenvolvidas e, o melhor de tudo, livres de multidões. Algumas das melhores praias dignas de uma lista de desejos em Galápagos incluem Gardner Bay, no lado leste da ilha, Suarez Point e Osborn Islet – que é um paraíso idílico para nadadores e mergulhadores.

2/8 Assistir tartarugas marinhas pondo ovos na Baía de Tortuga

As areias brancas e macias de Tortuga e o oceano azul-turquesa são certamente especiais, juntamente com as miríades de espécies de pássaros interessantes para observar na área. A uma curta caminhada da cidade, este local paradisíaco à beira-mar também recompensa os viajantes com ondas fantásticas para o surfe e águas perfeitas para a prática de caiaque. Mas o verdadeiro tesouro aqui é a possibilidade de observar as tartarugas marinhas desovar.

Visitantes sortudos podem avistar tartarugas chegando à costa para botar ovos, o que é definitivamente uma experiência que muda a vida de muitos viajantes. Testemunhada apenas por um punhado de pessoas em todo o mundo a cada ano, a postura das tartarugas é uma visão espetacular e rara, concedida apenas às pessoas mais afortunadas que se aventuram nas costas mais intocadas – como as das Ilhas Galápagos.

1/8 Passeie de caiaque por alguns dos litorais mais intocados do mundo repletos de vida

Andar de caiaque nas Ilhas Galápagos é uma das formas mais exclusivas de explorar o litoral acidentado, baías isoladas e praias remotas. Ele permite que os viajantes desfrutem de uma perspectiva totalmente diferente ao fluir ao longo da costa em um nível tão baixo. O que torna essa experiência tão surreal não é apenas o fator divertido do caiaque – é a falta de um motor barulhento e barulhento, o que significa que os remadores podem se aproximar da vida selvagem sem perturbar nada. No geral, qualquer pessoa que queira desfrutar de encontros próximos com leões marinhos, pinguins de Galápagos, aves marinhas nidificantes e uma riqueza de espécies marinhas abaixo estará em seu elemento ao andar de caiaque pelas águas cristalinas das Ilhas Galápagos.