Gestão do estresse: como equilibrar os níveis do cortisol?

O estresse já é o mal do século ao lado da ansiedade. Há casos em que as pessoas precisam se afastar do trabalho ou da escola, e não se trata de uma doença física, o diagnóstico é claro: o cortisol está elevado.

Como resolver isso? Será que alguns hábitos ajudam a relaxar e se sentir melhor? Conheça dicas para gerir o estresse e manter o cortisol equilibrado!

Fique um pouco offline

As telas contribuem para aumentar a ansiedade e o estresse. Assim, programe-se para ao menos algumas horas do dia ficar longe delas. Vá ouvir música, ler um livro ou montar um quebra-cabeça.

Quem tem filhos pode aproveitar o momento para reunir a família e resgatar antigos jogos de tabuleiro e até clássicos como xadrez ou stop.

Evite cafeína e álcool

A cafeína e o álcool aumentam os níveis de cortisol no corpo. Portanto, se possível, evite consumir os dois itens no seu dia a dia. Apesar de ser ótimo tomar café, restrinja as xícaras e evite a bebida próximo da hora de dormir.

Quanto ao álcool, cuidado com os copos e procure beber apenas socialmente. Seu corpo agradece a mudança de vida.

Faça ioga ou meditação

Atividades que ajudam a desligar a mente são recomendadas para aliviar o estresse. Inclua a ioga em sua rotina ou tire alguns minutos para meditar. Ambos podem ser feitos em casa, após o trabalho.

Coloque um mantra, pesquise posições mais fáceis e comece a se dedicar. No começo pode ser difícil desligar os pensamentos das situações rotineiras, mas aos poucos você se concentra apenas em relaxar.

Cuide da alimentação

A alimentação desequilibrada também é uma vilã e contribui para o aumento do cortisol. Procure montar um prato bem colorido, fuja das comidas muito calóricas e não pule refeições.

Isso significa que você nunca pode comer uma pizza ou um hambúrguer? Até pode, inclusive acompanhado de um refri, mas não torne isso rotineiro.

Valorize as pequenas conquistas

Um erro muito comum é dar valor apenas às grandes conquistas, já que algo pequeno também merece ser comemorado. É preciso se parabenizar com a mesma frequência com que você costuma se cobrar.

Conseguiu concluir uma tarefa antes do tempo previsto? Comemore. Não precisa dar uma festa, mas vale se dar um mimo.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos são a melhor forma de manter o estresse controlado, por isso é recomendado incluir a atividade no dia a dia. Não importa o que você escolher, vale desde caminhada até a academia completa, o importante é se sentir bem.

Se você não gosta de academia, analise se consegue se identificar com atividades como patins, bicicleta, corrida, pilates ou dança.

Dê limites e diga não

A sobrecarga ajuda e muito a aumentar os níveis de cortisol, no entanto, você já parou para analisar se todas aquelas responsabilidades realmente são suas?

Aprenda a dar limites para as pessoas, sejam amigos, colegas de trabalho ou familiares, e saiba dizer não. Além disso, não tenha medo de pedir ajuda caso não esteja dando conta de suas atividades rotineiras.

Tente dormir mais

A qualidade do sono também influencia no estresse, ainda mais se você é aquela pessoa que leva os problemas para a cama. Para tentar dormir melhor (e mais), policie sua rotina e pare de mexer em eletrônicos ao menos uma hora antes de pegar no sono.

Opte também por atividades que vão te ajudar a se desligar. Uma dica muito útil é ouvir mantras e músicas relaxantes enquanto pratica alguma técnica de respiração ou meditação. Diminua as luzes ou opte por cores, como azul ou verde, e relaxe ainda mais.