Instagram Vs. Realidade: como realmente é a África do Sul

A África do Sul pode parecer muito atraente no Instagram. Mas é realidade? Vamos comparar.

Elefantes no Parque Nacional Kruger, África do Sul Shutterstock

A África do Sul é uma das 17 nações megadiversas, tornando-se uma parada favorita para turistas que desejam ter momentos enriquecedores com a Mãe Natureza. Nesta nação, o turismo não é apenas um negócio, mas uma experiência gratificante para os viajantes e um estilo de vida para os habitantes locais. Esta nação africana tem uma mistura de atrações que atende a todos os tipos de turistas. Suas cidades movimentadas estão cheias de vida – combinando com as reservas naturais. A cultura é rica e as aventuras são abundantes; acrescente as diversas ofertas de comida e a deslumbrante paisagem marítima, e é fácil entender por que a África do Sul é chamada de nação do arco-íris.

10/10 Parque Nacional Kruger: um safári ameaçado

Existem muitos locais instagramáveis ​​na África do Sul, e um deles é o Parque Nacional Kruger em Limpopo e Mpumalanga. É uma das atrações mais populares do país e, mesmo assim, há ameaças que ela enfrenta todos os dias. Os turistas visitam a reserva de caça para observar a rica vida selvagem e apreciar o panorama deslumbrante. No entanto, a área está ameaçada pela caça furtiva de rinocerontes, invasões de fronteira, superpopulação de elefantes e mineração, além das habituais mudanças climáticas e espécies invasoras. Apesar de tudo isso, o parque continua sendo um tesouro nacional e o turismo ajuda a preservar seu futuro.

9/10 A janela de Deus está lotada

A Janela de Deus faz parte da Rota Panorama, uma estrada panorâmica popular em Mpumalanga. Este mirante é popular porque permite que os turistas apreciem a extensão das províncias de Mpumalanga e KwaZulu-Natal, além de partes de Eswatini e Zimbábue. Muitos querem dar uma olhada na Janela de Deus, então os viajantes devem esperar que a área esteja lotada. Encontrar o local certo para tirar fotos pode demorar um pouco, pois os turistas tentam abrir caminho entre a multidão que espera. Apesar disso, quem tiver paciência para ficar na fila vai se divertir bebendo nas vistas.

8/10 Augrabies Falls: Perigosamente Linda

Visitar as Cataratas de Augrabies no Cabo Setentrional durante a estação das cheias deixará os turistas maravilhados enquanto observam as águas turbulentas navegarem pelas cascatas – como uma cena de um filme apocalíptico. É perigosamente bonito. Muitos turistas o visitam quando as águas estão bravas e, como tal, alguns dos decks ficam lotados. É lamentável quando alguns dos mirantes estão fechados devido às águas altas, que por sua vez obrigam os turistas a lotar os decks abertos. Mesmo assim, visitar este local deslumbrante sempre vale a pena.

7/10 Table Mountain: um paraíso em recuperação

Há muitas coisas incríveis para fazer na Cidade do Cabo, uma delas é embarcar em uma viagem pela Table Mountain — um dos parques nacionais mais visitados do país e considerado um marco sul-africano. É popular entre os turistas e os turistas também são bem-vindos, graças ao teleférico. Como está entre as atrações populares do país e fica perto de uma cidade, é visitado por muitos, por isso fica facilmente lotado. O fogo afetou a área em 2021 e algumas partes ainda estão se recuperando. É uma visita obrigatória, mesmo sendo frequentada por muitos.

6/10 Lembrando a Ilha Robben

A Ilha Robben já foi uma prisão para ativistas, incluindo o ex-presidente Nelson Mandela, e agora serve como um museu. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO não é apenas repleto de história, mas também é o lar de focas, pássaros e pinguins, entre outros. É um lugar para aprender sobre as lutas passadas do país, e os turistas são incentivados a fazê-lo em vez de apenas tirar fotos. Afinal, visitar um lugar tão histórico quanto a Ilha Robben não deve ser apenas uma questão de turismo, mas sim de recordação.

5/10 Um Cape Point lotado

Assim como God’s View, Cape Point é outro destino sul-africano popular e é visitado por muitos durante todo o ano. Oferece aos turistas vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico. É como a borda do mundo lá. Ele está localizado dentro do Table Mountain Park, na Cidade do Cabo, por isso é facilmente acessível, tornando-o uma parada favorita dos turistas. Até a gerência aconselha os hóspedes a chegarem cedo para evitar a multidão. A paciência é uma virtude para quem vai visitar quando há uma multidão, mas eles têm vistas majestosas do oceano.

4/10 Bo-Kaap e por que os turistas devem estar atentos

Bo-Kaap é o bairro mais antigo da Cidade do Cabo, famoso por suas casas coloridas e ruas de paralelepípedos. Assim como as coloridas favelas do Brasil, Bo-Kaap atrai turistas mesmo sendo uma área residencial. Os turistas são sempre bem-vindos na área, pois contribuem para a economia local. No entanto, eles são lembrados de serem visitantes responsáveis ​​de um lugar histórico e culturalmente rico. Os turistas devem estar atentos, pois a área já luta contra a gentrificação. Um marco imperdível é o museu — local onde os turistas são muito bem recebidos.

3/10 A ponte Nelson Mandela é uma estrada movimentada

A Ponte Nelson Mandela é um marco moderno popular em Joanesburgo, e os turistas são atraídos por ela. É a maior ponte estaiada do sul da África e recebe pedestres, ciclistas e veículos. É uma ponte funcional, servindo 3.000 veículos por hora. Assim como em Bo-Kaap, os turistas são lembrados de estarem alertas e atentos porque a ponte às vezes fica movimentada. É bom fazer pose, mas os turistas devem pensar duas vezes se fizerem isso no meio da estrada. Às vezes, basta observar a majestade da infraestrutura.

2/10 Lembrete: Freedom Park é um memorial

Pretória é o lar do Freedom Park, um memorial para os sul-africanos mortos durante as guerras e a era do apartheid. É um lugar onde os heróis são homenageados e o passado é protegido, um lugar de educação e lembrança. Assim como na Ilha Robben, quem visita o parque deve estar ansioso para obter insights e aprender sobre a história, em vez de se ocupar em tirar fotos. Eles podem fazê-lo, mas com respeito pelo que a área representa. Afinal, o Freedom Park é um retiro e um lugar de recolhimento.

1/10 Golden Mile de Durban: superlotado e superdesenvolvido?

The Mile em Durban é uma famosa praia frequentada por moradores e turistas que querem ter boas lembranças. É um ponto de encontro favorito de surfistas, piqueniques, pescadores e banhistas. A área é movimentada porque está repleta de hotéis, resorts, restaurantes, vendedores e outros estabelecimentos. Superlotação e superdesenvolvimento são dores de cabeça neste destino. Não é um lugar para beachcombers porque a costa está lotada. Além disso, há o problema da praia ser lavada. Quem quiser visitá-lo é bem-vindo, mas se quiser passar um tempo longe da multidão e praticar viagens com desperdício zero, The Mile não é o ideal.