Das páginas às telas: obras da TV inspiradas em livros e mangás

Muitas obras literárias já ganharam diversas interpretações ao longo da história. Teatro, cinema e televisão são algumas das formas por meio das quais essas histórias ganharam vida e conseguiram atingir um novo público.

Atualmente, várias produções televisivas são baseadas em obras literárias, daquelas que fazem parte do universo da DC até mangás. Abaixo, conheça algumas dessas produções que valem a pena maratonar.

Sandman

Publicada pela DC Comics na década de 1980, a história de Sandman, escrita pelo britânico Neil Gaiman, é um dos exemplos de adaptação baseada em quadrinhos. Estreando em 2022, a história mostra um mundo em que diversos deuses ancestrais vivem entre a humanidade e exercem influências diretas na vida das pessoas.

No entanto, quando Morpheus, a encarnação viva dos sonhos da humanidade, é raptado, o equilíbrio da escala de poder dessas entidades é alterado drasticamente. Apenas a partir do seu retorno é que ele deve corrigir as grandes mudanças causadas por sua ausência — o que coloca a vida de toda a humanidade em choque.

Objetos Cortantes

Essa minissérie da HBO Max é baseada no livro homônimo de Gillian Flynn, publicado em 2007. Na trama, a repórter Camille Parker precisa retornar à sua cidade natal para investigar os misteriosos assassinatos de duas adolescentes. Entretanto, essa investigação não será fácil para ela, já que ela precisará reviver traumas do passado e conviver novamente com relações dolorosas, principalmente as da sua família — alimentando, assim, os seus distúrbios emocionais.

São 8 episódios que prendem do começo ao fim. Além da trama instigante, o elenco da produção conta com nomes de peso, como Amy Adams, Eliza Scanlen, Patricia Clarkson, Chris Messina, Taylor John Smith e Sydney Sweeney.

Gambito da Rainha

Muita gente pode não saber, mas um dos maiores sucessos da Netflix nos últimos anos também é baseado em um livro. O romance original, escrito por Walter Tevis, foi publicado em 1983. A trama, que acontece em meados da década de 1950, acompanha a jovem Beth Harmon, uma órfã que descobre ser um prodígio jogando xadrez. À medida que ela envelhece, ela conquista grande sucesso como enxadrista. Entretanto, ela também desenvolve um vício por álcool e drogas, e essa dependência química pode colocar em risco seu futuro de sucesso.

Maid

A minissérie da Netflix é inspirada no livro de memórias de Stephanie Land que tem o mesmo nome. Na trama, o espectador acompanha a história de Alex, uma mãe solteira que enfrenta diversas dificuldades para cuidar da sua filha pequena, Maddy. Entretanto, entre os principais desafios na vida da protagonista, estão um trabalho de faxineira que paga muito pouco e a fuga de um relacionamento abusivo. Isso tudo enquanto ela precisa encontrar um lugar para dormir, já que não tem mais nada.

Muito elogiada por espectadores e crítica especializada, a produção é original da Netflix e conta com 10 episódios.

Heartstopper

Heartstopper é um exemplo de obra que foi adaptada duas vezes. Primeiro, surgiram os quadrinhos publicados na Internet, que posteriormente se tornaram uma série de livros escritos pela autora Alice Oseman. Depois, a Netflix resolveu adaptar a história, tornando-se logo um dos maiores sucessos da plataforma de streaming.

A trama acompanha o romance entre os jovens Charlie Spring e Nick Nelson. Charlie é um aluno dedicado, mas é perseguido pelos colegas e sofre bullying desde que se assumiu gay. Como resultado, ele se tornou acanhado e inseguro. Por outro lado, Nick é querido e popular por ser um ótimo jogador de rugby. Os dois começam uma amizade inesperada que se desenvolve e mostra aos dois garotos que o amor pode acontecer de formas surpreendentes e inesperadas.

Kimi ni Todoke (Que Chegue a Você)

Os mangás, que são as histórias em quadrinhos japonesas, também costumam receber adaptações para TV. A forma mais comum é serem adaptados para animes, as famosas animações feitas no Japão que conquistam fãs no mundo todo. Porém, acontecem casos em que o mangá é adaptado como uma série de TV live-action, como é o caso de Kimi ni Todoke (no Brasil, chamada de Que Chegue a Você), disponível na Netflix.

Com 12 episódios, esse dorama ocorre em um colégio de ensino médio japonês e acompanha a história de Sawako Kuronuma, uma tímida adolescente que se sente deslocada da turma. Entretanto, a história da jovem muda completamente quando Shota Kazehaya, o garoto mais popular e extrovertido da escola, decide sentar ao lado dela no novo mapa de lugares da sala. A partir de então, eles desenvolvem uma amizade que logo se transforma em amor — despertando o incômodo de outros colegas.