Quioto Vs. Tóquio: qual destino japonês você deve visitar?

Embora esses dois destinos no Japão não possam ser mais diferentes, ambos oferecem um novo mundo de possibilidades para viajantes em potencial.

Tóquio à noite, uma rua repleta de flores de cerejeira em Quioto, Japão

Os visitantes do Japão gostam de fazer muitas coisas e participar de inúmeras atividades únicas. Isso inclui invadir o hyaku yen, mergulhar em uma fonte termal ao ar livre, voar em um trem-bala pelas montanhas e comer sushi direto de uma esteira rolante. Além disso, passear pelos túneis de flores de Kitakyushu, devorar ramen de javali, testemunhar uma floresta de bambu e ir ao Museu Studio Ghibli são outras atrações que valem a pena experimentar no Japão.

Embora seja possível encontrar uma mistura de modernidade e tradição em todas as cidades japonesas, Tóquio e Kyoto representam o núcleo da cultura única do país. Os viajantes se deparam com a difícil questão de saber se devem visitar Tóquio ou Kyoto. E se decidirem visitar as duas cidades, ficam na dúvida onde passar mais tempo e qual é mais interessante. Aqui está um guia para ajudar as pessoas a saber qual cidade é melhor visitar, Tóquio ou Kyoto?

Esta cidade única incorpora a verdadeira sensação japonesa

Dependendo do que os visitantes do Japão desejam ver, eles podem decidir visitar Tóquio ou Kyoto. Por exemplo, as pessoas interessadas em fazer compras, experimentar comidas deliciosas e conhecer a vida noturna do país sentirão que desejam visitar uma cidade em vez de outra. Por outro lado, quem procura atividades mais culturais e artísticas e quer conhecer a história local vai optar por outro destino. Tóquio, por exemplo, é a Meca da cultura pop asiática, que incorpora uma mistura de empresas orientais e ocidentais, marcas, artistas modernos e muito mais. Além disso, a cidade é o centro do comércio japonês, com os cafés mais sofisticados nas ruas, arranha-céus se estendendo até as nuvens e as tendências mais quentes lotando as lojas. Os turistas de Tóquio vão gostar de experimentar as lojas de mangá e ir aos famosos estabelecimentos de karaokê.

Além disso, eles vão sentir o cheiro único de ramen japonês e preparar à noite pelas ruas de Tóquio. Pelo contrário, Kyoto é conhecida por seus templos budistas históricos e santuários xintoístas construídos há centenas de anos. A cidade manteve sua fascinante herança cultural porque foi poupada de ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial, ao contrário de Tóquio. É por isso que vagar pelas ruas de Kyoto é como caminhar por um livro de história. Além disso, Kyoto não é cheia de prédios altos, e as famílias moram em casas de madeira tradicionais japonesas, conhecidas como machiya.

Esta cidade é muito mais fácil de se locomover e explorar no Japão

Normalmente, as cidades médias e grandes no Japão são fáceis de se locomover e explorar. Isso se deve aos avançados sistemas de transporte público do país, considerados um dos maiores do mundo. Por exemplo, as pessoas que visitam o país encontrarão pontos de ônibus em todos os lugares que também são fáceis de chegar a pé. Além disso, os viajantes para o Japão usam trens e metrôs que funcionam exatamente no horário, sem atrasos. O país também abriga saídas e passagens subterrâneas que levam aos destinos mais populares do Japão. Ainda assim, se locomover em Tóquio não é o mesmo que estar em Kyoto. Por exemplo, Tóquio não pode ser explorada em um curto espaço de tempo, pois compreende 23 bairros e 26 cidades.

Além disso, a cidade tem uma superfície de 2.188 quilômetros quadrados. Os sistemas de metrô de Tóquio e as linhas JR podem ser convenientes para se locomover pela cidade e, com planejamento adequado e sabendo onde reservar um hotel, as pessoas podem achar fácil explorar Tóquio. Por outro lado, Kyoto é uma cidade pequena a média. No entanto, é tão lotado quanto Tóquio durante a alta temporada. Além disso, ir de um lado a outro da cidade costuma levar cerca de 90 minutos. Além disso, usar o ônibus urbano em Kyoto é mais acessível do que em Tóquio.

  • Custo: Um passe de um dia na estação central de Kyoto custa JPY 600, equivalente a cerca de US$ 5,2.

Aqui estão as melhores coisas para fazer em Tóquio e Kyoto

As pessoas que visitam Tóquio ficarão fascinadas com os vários restaurantes da cidade, incluindo os de nível Michelin. Eles também apreciarão a vibração da moda e explorarão o sabor e a reputação únicos de cada estação.

  • Recomendado: Ao visitar Tóquio, as pessoas são aconselhadas a testemunhe o movimentado centro da cidade em Shinjuku. Além disso, para aproveitar o melhor da vida noturna da cidade, eles terão que ir até Shibuya, que também possui os mais belos pontos turísticos. Para produtos de anime e mangá, Akihabara é o caminho certo. Quanto à moda e compras de grandes marcas, as pessoas devem considerar ir a Ginza. Também vale a pena procurar as lojas secretas de Tóquio que só os locais conhecem.

Em Kyoto, atrações únicas são seus templos budistas centenários e santuários xintoístas. Além disso, esta cidade é onde as pessoas podem aprender sobre artes tradicionais, como cerimônias do chá, Kabuki, fabricação de quimonos e muito mais. Além disso, os visitantes de Kyoto testemunharão as mais belas peças culturais antigas nos museus da cidade e aproveitarão os mercados diários nas ruas de Kyoto.

  • Em formação: Uma vez que os templos budistas e santuários xintoístas em Kyoto foram construídos em várias épocas, cada um tem um tesouro coletado e um estilo arquitetônico único.
  • Recomendado: Quando em Kyoto, as pessoas podem testemunhar macacos em Kabuki em Gion e Arashiyama, e Geisha. A vida noturna em Kyoto é menor do que em Tóquio, mas ainda vale a pena bater um papo em Pontocho.