Vale a pena caminhar na Rainbow Mountain? O que saber antes de ir

Caminhar pela Montanha Arco-Íris do Peru é uma peregrinação humilhante para muitos caminhantes, e vale a pena a viagem.

Rainbow_Mountain_Peru por Michael Brawn

Conhecida pelos peruanos como Vinicunca ou Winikunka, a Rainbow Mountain mostra uma variedade espetacular de minerais coloridos. Os caminhantes aproveitam o caminho para a Montaña de Siete Colores ou Montanha das Sete Cores tanto quanto o cume, pois podem ver comunidades tradicionais de pastores e rebanhos de alpaca e lhama ao longo do caminho. A sagrada Montanha Ausangate coberta de neve aparece no horizonte ao fundo enquanto os visitantes sobem as encostas de seu vizinho menor.

Cusco: porta de entrada para Machu Pichu e Rainbow Mountain

Cusco é mais famosa por sua proximidade com as ruínas incas de Machu Picchu, mas também é a maneira mais fácil de chegar a Vinicunca. A maravilha natural dourada, verde, vermelha e turquesa está localizada a cerca de três horas da cidade. A maioria dos passeios para a montanha opera a partir de Cusco. Quem planeja uma viagem a Machu Picchu pode reservar um ou dois dias a mais e incluir essa experiência em seu roteiro.

Aparição Surpresa da Rainbow Mountain

O aquecimento global surpreendeu a humanidade de várias maneiras. Para os aldeões ao redor da Cordilheira Ausangate, isso significou descobrir um arco-íris mineral quando a calota de neve em Vinicunca derreteu completamente em 2015. De acordo com site da vinicunca, pessoas da região começaram a fazer a caminhada para ver suas tonalidades. Rapidamente, a montanha se tornou um destino popular para o turismo local e internacional. Agora, centenas de pessoas podem escalar o pico em um único dia.

Como é a excursão de um dia à Rainbow Mountain

Existem várias opções para os viajantes que desejam ver o impressionante pico. Os mais aventureiros fazem uma caminhada de vários dias pela cordilheira. Este caminho os leva a vistas inesquecíveis de lagos cristalinos, aldeias tradicionais, vida selvagem e muito mais. Menos turistas hardcore preferem fazer uma excursão de um dia com guias de Cusco.

Os melhores passeios partem cedo. Anna Karsten explica em seu blog, Anna em todos os lugares, que a empresa que ela contratou passou no hotel às 2h30 para buscá-la. Três horas depois, quando ela chegou ao início da trilha, os moradores receberam seu grupo de turistas com um café da manhã quente. Eles precisavam disso antes de começar a escalada.

O início cedo valeu a pena, pois significava que Karsten poderia aproveitar as vistas e o caminho em relativa paz. No final do dia, a caminhada pode ficar superlotada. Na alta temporada, em agosto, mais de 1.000 pessoas sobem o caminho até o cume colorido.

Karsten explicou que as pessoas faziam a jornada em seu próprio ritmo, já que vários guias andavam de um lado para o outro, verificando todos no grupo. Quem cansasse durante a caminhada podia alugar um cavalo a qualquer momento. Guias com cavalos de trilha treinados percorrem toda a extensão da trilha. Karsten alugou um apenas para o último trecho.

Quando os caminhantes chegavam ao final da trilha, microônibus os levavam de volta a Cusco. Os ônibus têm vários horários de partida para garantir que as pessoas que concluíram a caminhada mais rapidamente não precisassem esperar tanto. A maioria das pessoas voltou para a cidade por volta das 19h.

Mantendo-se seguro na Rainbow Mountain

A caminhada até a Vinicunca pode ser bonita, mas os viajantes terão uma experiência muito melhor se tomarem precauções. É crucial lembrar que esta é uma caminhada. O caminho tem trechos íngremes e locais com cascalho solto. As empresas de turismo recomendam que os caminhantes tenham entre 10 e 60 anos. Como a maioria das caminhadas, este passeio não é para pessoas com mobilidade reduzida.

A montanha do arco-íris tem uma altitude de 5.200 metros acima do nível do mar. Isso significa que as pessoas podem sofrer de mal de altitude se seu corpo não se acostumar com a altura. A melhor maneira de evitar isso é viajar progressivamente de Lima a Cusco de ônibus. Depois, os visitantes devem tirar pelo menos um dia em Cusco para se adaptarem. Beber muita água é vital para se manter saudável.

Os sinais do mal da altitude incluem náuseas, dores de cabeça e falta de ar. Algumas pessoas experimentam isso mais severamente do que outras. Mesmo alpinistas saudáveis ​​e extremamente em forma tiveram problemas para alcançar o topo da Montanha Arco-Íris porque experimentaram essa doença. Pode acontecer com qualquer um. Os moradores recomendam mascar folhas de coca amplamente disponíveis para reduzir os sintomas. Os turistas podem comprá-los em qualquer lugar de Cusco.

O clima na montanha muda de momento a momento. Em uma tarde, os visitantes podem ferver sob o sol forte, encontrar-se em uma tempestade e ver rajadas de neve. Comprando o passeio um pouco antes de realizá-lo – com um ou dois dias de antecedência – o caminhante pode conferir a previsão do tempo e escolher um dia ensolarado e com boa visibilidade. O verão do Peru, de dezembro a março, é a estação chuvosa. É melhor evitar Rainbow Mountain nesses meses. Junho a agosto é a melhor época para visitar.

Por fim, na hora de escolher uma empresa, é fundamental selecionar uma idônea. Isso significa perguntar sobre as credenciais e preparação dos guias. Eles devem ser bilíngues e saber primeiros socorros. Além disso, os guias precisam carregar tanques de oxigênio para ajudar quem sofre de mal de altitude. Algumas empresas de turismo podem ser mais baratas, mas se não atenderem a esses requisitos, não são confiáveis.

Os turistas podem optar por providenciar seu próprio transporte até a trilha para Vinicunca. Eles podem pagar a taxa de entrada no início da trilha e fazer a caminhada sozinhos. Isso é recomendado apenas para pessoas que conhecem o Peru, falam espanhol e têm experiência em caminhadas.

Ser respeitoso com Rainbow Mountain

Rainbow Mountain é uma visão gloriosa. Turistas de todo o mundo estão ansiosos para vê-lo. Empresas como a BBC e a National Geographic o nomearam um dos melhores destinos do mundo. Isso tem um preço. O turismo teve um impacto na paisagem anteriormente virgem. Às vezes, os visitantes deixam lixo para trás ou se desviam do caminho, sujando a área para futuros hóspedes. Parte de aproveitar a caminhada até Rainbow Mountain deve ser cuidar dela. Dessa forma, as gerações futuras poderão fazer a mesma caminhada até o cume do arco-íris.