Coliseu inundado: onde Roma encenou poderosas encenações navais

Quando o Coliseu foi construído pela primeira vez, poderia ser inundado em até 5 pés de água. Aprenda o quão sangrentas foram essas encenações navais.

Naumaquia e o Coliseu

Pode-se saber que o Coliseu costumava ter um piso retrátil – uma engenharia impressionante para um edifício de 2.000 anos de idade! Os romanos certamente eram famosos por sua excelente engenharia. Mas isso não é tudo, antes de construir o piso retrátil, eles construíram o Coliseu de forma que pudessem inundar o piso para simulações de encenações de batalhas navais.

A palavra para esses combates navais encenados era “naumachia”. Na Roma Antiga, a palavra se referia tanto às batalhas navais encenadas quanto à bacia ou arena onde eram realizadas. Eram assuntos muito grandes e mortais.

História da Sangrenta Naumaquia Romana

A primeira naumachia conhecida foi realizada por Júlio César em 46 aC em Roma e foi realizada para celebrar seu triunfo quádruplo (César tinha o hábito de vencer suas batalhas). Para encenar esses combates navais, ele cavou uma bacia perto do rio Tibre.

Primeira Naumaquia: Por Júlio César em 46 aC

A bacia foi capaz de conter birremes, trirremes e quinqueremes romanos reais. O grande evento envolveu 2.000 combatentes e 4.000 remadores (todos prisioneiros de guerra) e eles foram forçados a lutar (os maus velhos tempos antes da Convenção de Genebra).

Números: 2.000 combatentes e 4.000 remadores

44 anos depois, Augusto deu outro espetáculo ainda maior e grandioso para a inauguração do Templo de Marte Ultor. Marte era o deus da guerra e o deus mais proeminente do exército romano – então sua celebração sempre seria sangrenta.

A batalha encenada representou uma batalha entre gregos e persas. A bacia tinha 400 por 600 jardas e se estendia pelo Tibre. Foi alegado que este festival incluiu 3.000 homens lutados – mais os milhares de remadores com 30 embarcações com carneiros e alguns barcos menores.

Números: 3.000 combatentes mais remadores

A mais épica dessas batalhas provavelmente foi dada pelo imperador Claudius em 52 dC – desta vez no lago Fucine (e foi para comemorar a conclusão do túnel romano e drenagem do lago – foi o túnel mais longo por milhares de anos) .

Isso é disse que esta batalha incluiu 100 navios e cerca de 19.000 combatentes (todos presos condenados à morte).

Números: 19.000 combatentes

Naumachiae eram muito mais sangrentas e caras do que os combates de gladiadores

Essas naumaquias ou encenações navais eram muito mais sangrentas do que os combates de gladiadores. Em combates de gladiadores, não era certo que os gladiadores derrotados morreriam. Considerando que os combates de gladiadores eram equipes, bandos ou indivíduos uns contra os outros. Naumachiae eram mais parecidos com exércitos completos lutando até a morte, aqueles nessas batalhas normalmente não tinham o treinamento especializado dos gladiadores.

Treinamento: Combatentes em batalhas navais não receberam o mesmo treinamento

Eles eram muito caros e reservados apenas para ocasiões especiais ligadas ao imperador (como vitórias ou feitos de engenharia particularmente importantes).

A batalha com as carruagens no Coliseu envolvendo cerca de 50 combatentes no filme Gladiador de 2000 é apenas fritura. Observar aquela cena parece sangrento, mas não era nada na escala do que os romanos poderiam fazer.

Os Naumachiae no Colosso

Assim, quando o Coliseu (ele próprio construído com a pilhagem do saque de Jerusalém em 70 dC) foi inaugurado, o imperador Tito deu duas naumaquias. Estes empregaram vários milhares de homens, um dos eventos foi realizado na bacia agostiniana e o outro no novo Coliseu.

Coliseu Tamanho: Medindo apenas 79,35 x 47,20 metros, era um pouco pequeno para óculos tão grandes

Reduzido: O tamanho limitado significava que o Coliseu não poderia realizar grandes compromissos com navios de guerra

Mistério: Ainda é um mistério como o Coliseu foi impermeabilizado

Em 80 DC, o Coliseu sediou poderosas batalhas navais que atraíram espectadores de Roma e visitantes de todo o Império Romano. Eles vinham para ver gladiadores duelarem, animais lutarem e carruagens correrem pela arena. No final deste entretenimento romano banhado em sangue, a água vertia na bacia da área. O palco submergiria em cerca de 5 pés de água.

O palco estaria então montado para o maior espetáculo – batalhas navais encenadas! Ted-Ed de Janelle Peters fez um excelente video curto sobre como isso aconteceu e o que se sabe sobre isso.

Provavelmente havia mais detidos pelo imperador Domiciano. Um foi realizado por volta de 85 DC no Coliseu e outro em 89 DC foi realizado em uma bacia fora do Coliseu.

Mas logo depois que as naumaquias foram realizadas no Coliseu, o piso da área foi retrabalhado e uma rede de salas foi concluída sob o Coliseu (ainda visível hoje). Depois disso, não foram mais possíveis naumaquias no Coliseu.

É debatido se os navios no Coliseu flutuaram – Ted-Ed afirma que navios especiais com fundo plano foram construídos para que pudessem.

Apesar do piso do Coliseu ter sido completamente retrabalhado desde então, os sinais finais da engenharia levada para inundar o Coliseu ainda são visíveis hoje.