Havaí vs Islândia: Quais ilhas têm os vulcões ativos mais inspiradores?

Ambas as ilhas são conhecidas por seus vulcões ativos e para aqueles fascinados por eles, é uma escolha difícil decidir quais são os melhores.

caminhando para um vulcão no Havaí, uma vista aérea de um vulcão de Islândia

A Islândia e as ilhas havaianas não poderiam ser mais um contraste. Enquanto as ilhas havaianas são tropicais, a Islândia é sub-ártica. Enquanto os povos nativos das ilhas havaianas são polinésios, o povo da Islândia é descendente de vikings noruegueses. Mas uma coisa que eles têm em comum é que eles são o lar de alguns dos vulcões mais ativos e espetaculares do mundo. Ambos os lugares estão localizados acima de pontos quentes ativos. Há muitos passeios para vários vulcões, mas para ambos os grupos de ilhas, mas também é muito fácil apenas alugar um carro e explorar sozinho em ambos os destinos. Lembre-se de que o Havaí é geralmente muito mais caro do que o continente dos Estados Unidos e a Islândia também é infamemente cara.

Islândia e seus vulcões

A Islândia é o lar de muitos vulcões impressionantes e muitos deles estão ativos. Isso ocorre porque a Islândia está localizada acima da Dorsal Meso-Atlântica com suas placas tectônicas divergentes – juntamente com estar situada sobre um ponto quente. Nos últimos 11 ou 12 mil anos, cerca de 30 vulcões entraram em erupção.

  • Vulcão mais alto: 6.923 pés – Hvannadalshnúkur
  • Curiosidade: Eldgja, da Islândia, é responsável pela maior erupção de Lave na história da humanidade

Enquanto o Havaí é a terra dos trópicos e vulcões de fogo, a Islândia é a verdadeira terra do gelo e do fogo (mas infelizmente carece de zumbis de gelo, dragões, cavaleiros e selvagens, embora felizmente não tenha finais decepcionantes). A paisagem foi moldada por esses canais ardentes das profundezas. Os vulcões islandeses são coroados na ilha por geleiras e neve. A Islândia é considerada um verdadeiro paraíso vulcanólogo.

Como o Havaí, a Islândia é uma terra geologicamente jovem, e muitos de seus vulcões estão ativos hoje.

Alguns dos vulcões ativos da Islândia incluem:

  • Hekla
  • Eldgjá
  • Herðubreið
  • Eldfell
  • Laki •
  • Eyjafjallajökull
  • Grímsvötn

Em 1783-1784, Laki entrou em erupção e desencadeou uma grande fome na ilha isolada, resultando na fome matando cerca de um quarto da população da Islândia. A vida na Islândia sempre foi difícil e vulnerável antes dos tempos verdadeiramente modernos.

A Islândia é mais do que apenas vulcões, é um país das maravilhas que inclui muitos gêiseres ativos.

  • Curiosidade: Um gêiser islandês é chamado de “Geysir” – De onde vem a palavra inglesa

Das centenas de sistemas vulcânicos da Islândia ao redor da ilha, cerca de 30 permanecem ativos hoje.

Nos últimos anos, a Islândia tem visto uma série de erupções prejudiciais. Uma delas foi a erupção do Eyjafjallajökull em 2010. Esta foi a primeira vez que o vulcão entrou em erupção em quase 200 anos. Forçou mais de 600 pessoas a fugir de suas casas e as plumas de cinzas vulcânicas lançadas na atmosfera interromperam as viagens aéreas em toda a Europa.

  • Requisitos de visto: Islândia é livre de visto

A Islândia é muito fácil de viajar e quase todo mundo lá fala inglês. Muitos dos passeios são passeios autônomos. Se você quiser ver uma visão diferente dos vulcões, considere fazer um voo panorâmico ou escalar os vulcões com um guia de montanhismo.

Havaí e seus vulcões

Como outros pontos quentes vulcânicos, sem vulcões, o Havaí não existiria. Todas as ilhas do arquipélago existem por causa deste hotspot de magma nas profundezas do fundo do oceano. Este ponto quente havaiano é estacionário, mas a crosta não é e, portanto, ao longo do tempo, a crosta terrestre rola sobre ela. Há uma longa fila de vulcões extintos que há muito tempo voltaram para o mar depois de terem passado sobre o ponto quente. O Atol Midway é um exemplo disso. De fato, a cadeia de Montes Submarinos Hawaiian Ridge-Emperor se estende por 3.700 milhas e quase chega ao Alasca.

  • Vulcão mais alto: 13.796 pés – Mauna Kea

Hoje, a massa de terra mais ativa das oito principais ilhas do Havaí está na Ilha Grande.

Vulcões ativos da Ilha Grande:

  • Mauna Loa
  • Kilauea
  • Hualalai
  • Loihi (Um Pouco Offshore)

Mauna Loa

Mauna Loa é um vulcão de escudo ativo e tem entrado em erupção por cerca de 700.000 anos e emergiu do mar cerca de 400.000 anos atrás. Suas encostas surgem gradualmente e atinge cerca de 13.100 pés acima do nível do mar. Acredita-se que apenas o vulcão submerso Tamu Massif seja maior do que esta besta do Havaí. As erupções de Mauna Loa tendem a ser não-explosivas e a última erupção foi em 1984. Espera-se que permaneça ativo por mais 500.000 a 1 milhão de anos antes de passar gradualmente pelo hotspot e, em seguida, se tornar extinto.

  • Requisitos de visto: Parte dos EUA, os viajantes internacionais precisarão de um visto dos EUA ou terão uma isenção de visto ESTA
  • Mauna Loa: O segundo maior vulcão ativo do mundo

Vulcão Kīlauea

Em maio de 2018, o Kilauea entrou em erupção por meses e ganhou as manchetes nacionais. Às vezes, os brotos de lava vomitavam mais de cem pés no céu. A lava então formou rios derretidos e fluiu pela montanha destruindo qualquer propriedade em seu caminho. Naquele ano, foi considerado o vulcão mais perigoso dos EUA e esta erupção criou uma nova praia de areia preta. Essas erupções constantes permitem que as ilhas havaianas existam, cresçam e resistam a serem desgastadas de volta ao mar.

Em suma, se você está interessado em vulcões, então você deve visitar ambas as ilhas. Estas são ilhas deslumbrantes cheias de vulcões ativos, mas ambos são muito diferentes um do outro. Em um lugar você está em um paraíso tropical com paisagens vulcânicas, enquanto na Islândia você está em um país das maravilhas selvagem de gelo e fogo. A Islândia também tem vulcões mais ativos (para não mencionar que no inverno você pode ver a aurora boreal lá).