Malta: 10 melhores maneiras de explorar este país histórico do Mediterrâneo

Malta é única e cheia de tantas coisas para experimentar e pode-se começar a explorar este país com essas aventuras.

Marsaxlokk, Malta Shutterstock

Malta é um pequeno arquipélago que fica no Mediterrâneo, entre a África e a Itália, e consiste em algumas das atrações mais procuradas do mundo.

A área hoje conhecida como Malta foi habitada pela primeira vez há quase 8.000 anos e ao longo de sua história, foi habitada por várias civilizações a partir de uma civilização que, no seu auge, construiu os Templos Megalíticos que agora são considerados alguns dos mais antigos do mundo. As civilizações subsequentes que cruzaram as ilhas incluíam fenícios, romanos, gregos, árabes, espanhóis, franceses e britânicos, entre outros.

Em Malta, a primeira coisa a notar é a sua arquitetura única e esta é, sem dúvida, produto das influências das várias civilizações que a cruzaram. Com uma história tão única, há muitas coisas que se pode fazer neste país, mas os viajantes que desejam obter a melhor experiência devem começar com essas incríveis aventuras.

10/10 Visite os templos megalíticos

Os templos megalíticos de Malta estão entre as estruturas independentes mais antigas do mundo, pois foram construídos entre 3600 aC e 2500 aC.

Mesmo Stonehenge no Reino Unido e as Grandes Pirâmides no Egito não se comparam em idade a esses locais impressionantes.

Os templos foram nomeados Patrimônio Mundial da UNESCO e apresentam portas, estátuas e até móveis de pedra.

9/10 Passeio por Valletta

Valletta é a capital de Malta e um ótimo lugar para testemunhar a história, cultura e arquitetura do país insular. A cidade foi premiada com o título de Patrimônio Mundial da UNESCO e uma ótima maneira de explorá-la é caminhando pelas ruas, pois a cidade é bem pequena.

Ao caminhar, não deixe de experimentar deliciosos pratos e bebidas, apreciar a vista da arquitetura em estilo barroco e também aprender sobre sua história nos vários museus da cidade.

8/10 Mergulho autônomo

A rica vida marinha e a abundância de naufrágios nas águas ao redor de Malta fizeram deste um dos melhores locais de mergulho do mundo.

O Blue Hole, um dos melhores pontos de mergulho do país, é caracterizado por impressionantes cavernas e arcos que apresentam criaturas como polvos, lagostas e peixes-papagaio.

Os mergulhos aqui são perfeitos para mergulhadores iniciantes e avançados e há muitas escolas de mergulho prontas para apresentar as pessoas ao mundo do mergulho.

Com tantos locais de mergulho, pode ser difícil escolher um local, mas alguns interessantes a serem considerados são a Lagoa Azul de Comino, as Cavernas de Santa Maria e Cirkewwa, que possui uma enorme coleção de vários locais de mergulho repletos de vida marinha.

7/10 Faça uma excursão pelo Grand Harbour e Marsamxett Harbour

Um cruzeiro é uma coisa obrigatória em tal ilha, pois é uma ótima maneira de ver as ilhas das águas.

Uma maneira de obter essa experiência é participar de um passeio pelo grande porto e Marsamxett, que levará os visitantes pelas águas cênicas e apresentará locais históricos impressionantes e a impressionante arquitetura das ilhas.

6/10 Confira as catacumbas

As catacumbas abaixo de Malta são evidências arqueológicas da era romana/bizantina do país e há muitas dessas criações únicas por todas as ilhas.

As Catacumbas de São Paulo são algumas das catacumbas mais populares que vale a pena conferir. Essas catacumbas abrangem uma área de mais de 2.000 metros quadrados e são caracterizadas por passagens feitas de pedras e várias câmaras funerárias onde cristãos, muçulmanos e judeus foram enterrados juntos.

Embora essas catacumbas apresentem uma arquitetura interessante, o fato de todas as pessoas, independentemente de sua religião, terem sido enterradas aqui é a prova de que Malta há muito é um lugar com uma diversidade extraordinária.

5/10 Relaxe na praia

Há algo para todos os tipos de viajantes em Malta e aqueles que querem alguma aventura na praia têm muitos lugares para escolher.

Se você gosta de praias de areia com águas cristalinas ou praias com costões rochosos e águas azul-turquesa, Malta é dotada de tantos litorais para satisfazer os amantes da praia.

Muitas das praias são ótimas para nadar, mergulhar com snorkel e observar o pôr do sol. Algumas praias também têm navios posicionados nas margens para oferecer aos visitantes algumas emocionantes aventuras de cruzeiro.

4/10 Explore Mdina

Mdina também é conhecida como a cidade silenciosa de Malta, e é imperdível, pois possui tantas atrações interessantes.

Esta cidade foi a capital da ilha desde a Antiguidade Clássica até a Idade Média. Uma característica interessante sobre esta cidade é que ela é construída dentro de paredes. Essa característica a torna um dos melhores exemplos de cidades muradas que foram construídas durante os tempos antigos.

Dentro da cidade existem vários edifícios que retratam a arquitetura medieval e barroca. Ao visitar esta cidade, pode-se conferir a impressionante arquitetura ou aprender um pouco de história natural no Museu de História Natural.

Os visitantes desta ilha também podem conferir a Catedral de São Paulo, dedicada ao Apóstolo Paulo, cuja visita à Ilha de Malta pode ser encontrada em Atos 28:1 na Bíblia Hebraica.

3/10 Coma a comida

Explorar a arquitetura única e os numerosos sítios arqueológicos pode ser uma ótima maneira de explorar este país mediterrâneo, mas uma visita a Malta não está completa sem provar seus pratos exclusivos.

A gastronomia de Malta é única e traz elementos das diversas culturas que passaram pelas ilhas.

A comida no país normalmente inclui frutos do mar e frutas, e há muitos petiscos que os viajantes podem experimentar. A carne também aparece fortemente na culinária maltesa, especialmente a carne de porco.

Pode-se começar esta deliciosa aventura provando a Caldeirada de Coelho, considerada o prato nacional.

O ensopado de coelho é rico em tomate e também rico em vinho tinto, além de vegetais e especiarias. Além dos pratos tradicionais, também há uma grande variedade de comida de rua que vale a pena conferir.

2/10 Desfrute de algumas aventuras na Gruta Azul

Malta não se resume a locais históricos e arquitetura impressionante. É também um ótimo lugar para desfrutar de algumas aventuras emocionantes, como salto de penhasco, mergulho e cruzeiro.

Todas essas experiências e muito mais podem ser desfrutadas no Blue Grotto, um grupo de várias cavernas marinhas no sudeste de Malta.

Embora haja muitas aventuras para desfrutar aqui, a cor azul única da água aqui é suficiente para tornar esta experiência inesquecível.

1/10 Passe um tempo em Gozo

Gozo é uma das ilhas mais populares de Malta e merece uma visita. A ilha é a segunda maior do arquipélago maltês e suas características incluem atrações naturais únicas, catedrais impressionantes e várias belas praias.

Victoria, uma cidade na ilha, é um ótimo lugar para visitar para ver as impressionantes catedrais e interessantes vestígios arqueológicos.

Em uma exploração desta ilha, confira os templos de Ggantija, desfrute de um pouco de vinho e comida, relaxe na pitoresca Baía de Ramla e termine o dia explorando a relaxante vida noturna da ilha.