3 dicas para manter os cabelos crespos sempre hidratados

Uma rotina de cuidados pode contribuir para manter os cabelos crespos brilhosos e saudáveis

cabelos cacheados
(crédito: divulgação)

O cabelo crespo exige uma rotina de cuidados um pouco mais delicada do que os demais tipos de cabelo, isso acontece devido à sua curvatura que impede que a oleosidade da raiz chegue até o comprimento e pontas. Assim como exige um pouco mais de cuidado, a beleza do cabelo crespo é única e chama a atenção de qualquer um. Basta saber como cuidar dessa característica para ter fios sempre brilhosos, saudáveis e cheios de charme!

Como Manter os cabelos crespos sempre hidratados

1 – Hidratação e nutrição são as maiores aliadas do cabelo crespo

Para reverter a situação da dificuldade da oleosidade da raiz chegar até o comprimento e pontas no cabelo crespo, o segredo é manter uma rotina de cuidados que inclua a hidratação e a nutrição nos fios semanalmente. Fazendo isso, o cabelo receberá toda a água e óleo que precisa, resultando em um cabelo crespo extremamente hidratado e definido.

Para fazer a hidratação não tem segredo: utilize uma máscara hidratante com componentes como aloe vera, pantenol, babosa ou glicerina. Você pode aplicar e deixar por alguns minutos no banho mesmo, ou deixar agir por um período maior (15 minutos) com uma touca e depois enxaguar.

Para a nutrição, o ideal é separar um período maior que pode variar de 2 a 3 horas ou até mesmo a noite inteira com a umectação noturna. O ideal é utilizar um óleo puro e natural, como o óleo de rícino ou de coco, diretamente nos fios e deixar agir por algumas horas ou durante a noite. Para enxaguar, aplique um pouco de condicionador para ajudar a retirar o óleo dos fios e lave bem.

2 – Evite ao máximo lavar o cabelo na água quente

Como o cabelo crespo precisa andar na contramão do ressecamento, é essencial evitar lavar o cabelo na água quente. A água quente fragiliza o cabelo, porque abre as cutículas dos fios e isso facilita a perda de hidratação. O resultado? Um cabelo ainda mais sensibilizado, ressecado e poroso.

Por isso, aproveite os meses mais quentes do ano para lavar o cabelo na água mais fria que puder, porque ela ainda traz benefícios para o cabelo. Nos dias mais frios, sempre que possível, utilize a água no máximo morna e capriche na hidratação e umectação para compensar a temperatura da água.

3 – Aposte nas misturinhas, finalização e no pente certo para cabelo crespo

O cabelo crespo é muito versátil e permite variações de penteados e finalizações como nenhum outro. Por isso, busque testar produtos específicos para cabelos crespos e invista nas mais diversas finalizações. Para ajudar no day after, tenha sempre um borrifador com um pouco de água filtrada e o seu leave-in favorito para renovar o cabelo diariamente e ajudar a manter a finalização.

Se você ama um volume, ter um pente garfo também pode ajudar muito a manter o seu cabelo sempre cheio e volumoso. Ele auxilia a soltar os fios da raiz e ameniza o fator encolhimento pelo seu formato diferenciado. Tenha sempre um em mãos!

Com essas dicas será muito mais fácil manter o seu cabelo crespo sempre hidratado e brilhoso.