Os 10 principais destinos para amantes da música

Seja o jazz de Nova Orleans saindo dos cantos do French Quarter ou os artistas de rua de Dublin nas ruas da cidade, as cidades musicais mostram isso alto e orgulhoso.

Os 10 principais destinos para amantes da musica

Os fãs de música fazem peregrinações às capitais culturais da música há séculos. Quando você visita uma cidade que ama sua música, você sempre pode dizer. Seja o jazz de Nova Orleans saindo de todos os cantos do French Quarter, ou os artistas de rua de Dublin nas ruas da cidade, as cidades musicais mostram isso alto e orgulhoso.

A cena musical local de uma cidade é uma experiência cultural tanto quanto seus museus. Do Motown Sound em Detroit ao clássico em Viena, a música faz parte do coração e da alma dessas cidades. Embora existam dezenas de cidades em todo o mundo conhecidas por sua herança musical, aqui estão as 10 melhores.

10/10 Chicago

Embora conhecida mundialmente por sua pizza, Chicago foi uma das principais cidades americanas no desenvolvimento da música no século XX. Sua mundialmente famosa cena de jazz e blues se originou com migrantes negros do sul que se mudaram para o norte com a industrialização. Alguns dos maiores músicos até hoje vieram de Chicago, incluindo Muddy Waters, Howlin’ Wolf e Nat King Cole.

Hoje em dia, leigos não musicais podem visitar o Buddy Guy’s Legends, o famoso clube de blues frequentado por alguns nomes seriamente lendários, ou conferir o Festival de Jazz anual realizado no Millennium Park.

9/10 Detroit

Não muito longe de Chicago fica a casa da Motown Records e a capital mundial do R&B, Detroit, Michigan. Assim como Chicago, a cena musical de Detroit começou quando os afro-americanos se dirigiram para o norte, mas só começou nas décadas de 1960 e 1970.

A Motown Records foi inaugurada em 1959, dando origem às carreiras de Diana Ross e The Supremes, Marvin Gaye e Stevie Wonder, entre inúmeros outros músicos renomados. Você ainda pode visitar o estúdio original da Motown em Detroit, agora chamado Motown Museum.

8/10 Londres

Quando a primeira onda da invasão britânica atingiu as costas dos Estados Unidos na década de 1960, os artistas ingleses lideraram as paradas e dominaram as vendas de discos e, pela primeira vez desde a Guerra Revolucionária, os fãs americanos colocaram a bandeira Union Jack em todas as superfícies.

Embora nem todas as bandas mais famosas da Grã-Bretanha fossem de Londres, a maioria surgiu da capital da Inglaterra. Os Beatles, os Rolling Stones, os Kinks e os Yardbirds gravaram e se apresentaram em Londres antes de fazer sucesso na América. E quem não quer uma foto na famosa passarela dos Beatles Abbey Road álbum?

7/10 Memphis

Decorrente do blues é a música rock, ou mais comumente conhecida como rock and roll em seus primeiros dias, e muitas vezes afirmando ser o berço do rock não é outro senão Memphis, Tennessee. E embora Memphis seja uma cidade incrível por muitos outros motivos, sua cena musical definitivamente está no topo da lista.

Memphis era o coração do country e do blues, que acabaram se misturando na década de 1950. Embora o rock seja provavelmente a maior contribuição de Memphis para o mundo da música, foi um importante centro de gravação nos anos 50 e 60. Elvis, Johnny Cash, BB King e Otis Redding foram alguns dos maiores nomes que gravaram música aqui, e uma caminhada pela histórica Beale Street mostra algumas das realizações musicais de Memphis.

6/10 Havana

Cuba pode parecer um lugar estranho para quem nunca esteve lá, mas é uma pequena ilha colorida e animada. Sua música é extremamente diversificada, tendo sido influenciada pela música européia, latino-americana e africana. Quando um grande número de imigrantes espanhóis e escravos africanos chegaram ao Novo Mundo, suas culturas se misturaram e influenciaram grande parte do Caribe nos primeiros dias da colonização ocidental.

Son Cubano é provavelmente a música cubana mais famosa que surgiu na ilha, mas também é conhecida por mambo, charanga, jazz cubano e muito mais. A movimentada capital, Havana, tem algumas das melhores músicas cubanas autênticas, de artistas de rua a músicos de café na área da Cidade Velha.

5/10 Viena

Viena é talvez a primeira capital musical do mundo. Alguns dos melhores compositores – Mozart, Beethoven e Brahm – viveram e trabalharam aqui nos séculos 18 e 19, e a Viena moderna ainda tem muitos teatros e casas de ópera contemporâneas. O estilo musical da valsa também é uma criação vienense.

O Wiener Konzerthaus, o Theatre an der Wien e o Burgtheater são imperdíveis em uma viagem musical a Viena. Quando você não estiver em turnê por esses teatros históricos, no verão poderá ouvir grupos clássicos durante apresentações casuais no parque.

4/10 Austin

Um dos centros musicais recentemente criados nos Estados Unidos é Austin, a “capital mundial da música ao vivo”. Crescendo a partir da cena da música country da cidade que evoluiu nos anos 70, Austin é agora o lar de uma cena musical vívida que abrange gêneros como folk, indie, techno e até punk.

Os fãs de música de todo o mundo se reúnem para festivais de música de Austin, ou seja, Austin City Limits e South by Southwest. Mas não se preocupe se não for a temporada de festivais porque Austin tem centenas de locais de música ao vivo onde você pode descobrir seu novo artista favorito.

3/10 Berlim

Berlim tem uma história tão rica e complexa que seu cenário musical costuma ser esquecido pelos turistas que visitam a capital alemã. Sim, o Portão de Brandemburgo e a Ilha dos Museus devem estar no roteiro de qualquer visitante, mas se você tiver um pouco de tempo livre, por que não visitar um dos clubes mundialmente famosos de Berlim?

A herança musical de Berlim abrange séculos e gêneros – promoveu a música clássica e a ópera no século 18, inspirou David Bowie na década de 1970 e agora abriga a maior cena techno do mundo. Seus clubes são inigualáveis ​​e têm uma variedade de gêneros de nicho para que haja realmente algo para todos.

2/10 Cidade de Nova York

A cidade de Nova York tem sido um paraíso para poetas e artistas desde o início do século XX. Inúmeros músicos viveram e trabalharam na cidade, de Bob Dylan a Lady Gaga, de Madonna a Lou Reed. A cidade é uma figura central no mercado fonográfico americano e já recebeu inúmeros músicos ao longo dos anos.

Qualquer fã de música clássica deve assistir a uma apresentação no Carnegie Hall, o prestigioso local de concertos. Se você gosta de música mais moderna, Nova York tem centenas de clubes e cafés menores que recebem artistas que vão do punk ao hip-hop.

1/10 Paris

Paris é famosa por quase tudo, incluindo sua música. Como a maioria das grandes cidades europeias, sua história musical remonta à era clássica, onde alguns dos grandes compositores franceses como Saint-Saens, Debussy e Berlioz escreveram suas sinfonias mais icônicas. O Palais Garnier é uma das casas de ópera mais famosas do mundo.

Paris viu vários gêneros se tornarem populares em suas ruas: jazz, folk, eletrônico. A música ao vivo nos clubes de Paris é uma das melhores da Europa e, se você quiser ouvir o autêntico jazz parisiense, vá até o histórico Caveau de la Huchette.