Saiba como combinar os móveis com o piso

A decoração de qualquer espaço exige um cuidado que vai muito além da escolha dos móveis, já que engloba a presença de todos os elementos presentes, incluindo as cores e texturas usadas, bem como o próprio piso.

Daí pode surgir a questão: como combinar os móveis com o piso? Para responder a essa pergunta, é preciso que haja uma certa harmonia no ambiente, quer ele tenha o piso vinílico como revestimento, quer ele tenha porcelanato, por exemplo.

Esse equilíbrio entre os elementos presentes num dado espaço é determinante para que haja uma combinação satisfatória entre móveis e pisos. Veja a seguir como conseguir esse efeito na sua casa.

Busque o equilíbrio do ambiente

Imagine duas imagens completamente diferentes. A primeira é uma sala completamente branca, com piso, móveis e itens de decoração na mesma cor. A segunda é uma sala com diversas cores em todos os lugares. Apesar de opostas, as duas imagens revelam a mesma sensação: desequilíbrio.

Um espaço com uma única cor ou com uma variedade enorme de tons não consegue ter traços que são essenciais para uma boa decoração: o equilíbrio, a harmonia entre tons, texturas, luzes e formas. Sem isso, o resultado é uma bagunça ou uma completa monotonia.

Sendo assim, o primeiro aspecto que precisa ser considerado é o equilíbrio no ambiente como um todo, considerando, obviamente, o piso e os móveis. Com isso, fica mais fácil estruturar um espaço mais agradável visualmente.

Visualize o ambiente como um todo

A visualização prévia do ambiente é uma maneira criativa de adequar o seu espaço antes de fazer as alterações necessárias. Faça um esboço de onde ficará cada móvel e objeto de decoração, bem como seus formatos e cores.

Isso faz com que você consiga enxergar com mais clareza o que precisa ser mudado, o que pode ser descartado ou ainda o que precisa de um pouco mais de atenção.

Escolha um estilo a ser seguido

Seguindo o princípio do equilíbrio, um ponto bastante importante a ser considerado é o estilo do ambiente. Esse aspecto deve considerar o estilo e a personalidade dos moradores, bem como a utilidade de cada cômodo que será decorado.

Misturar estilos muito diferentes pode causar uma grande bagunça visual, gerando desconforto. Portanto, escolha aquele que melhor lhe atende, seja ele moderno, clássico, industrial, rústico ou vintage.

Opte por cores que combinam entre si

Uma ótima maneira de achar as tonalidades mais indicadas para cada item é usando um círculo cromático. Essa cartela de cores mostra quais tons mais combinam entre si e aqueles que são completamente opostos.

A combinação mais clássica, por exemplo, é a do preto com branco, pois são cores opostas, mas que se complementam entre si. Por isso mesmo, fique atenta ao círculo cromático na hora de escolher as cores.

Observe o tipo de piso usado

Cada tipo de revestimento tem suas características próprias que precisam ser analisadas com cuidado antes de se partir para a aplicação. Pisos do tipo vinílico, por exemplo, tendem a ser mais resistentes e versáteis.

Já quem prefere um revestimento cerâmico, o porcelanato pode ser uma alternativa superinteressante, especialmente por se tratar de um material com alta durabilidade e ser fácil de limpar.

Defina os contrastes

Como já falamos anteriormente, um ambiente de uma única cor costuma ficar sem graça. No caso da cor dos móveis e do piso, isso também pode acontecer. A solução está nos contrastes.

Se o seu piso for mais claro, você pode deixar o contraste para as cores usadas nos móveis, por exemplo. Lembrando que cores claras como o branco aumentam a sensação de amplitude, enquanto as mais escuras causam o efeito contrário.

portalgk.com.br
icnn.com.br